Notícias



DG+

Jovem cabeleireiro treina para competição internacional de ensino profissionalizante

Gaúcho de 18 anos treina oito horas por dia para participar de competição internacional de educação profissional, a WorldSkills International.

18/10/2014 - 09h03min

Atualizada em: 18/10/2014 - 09h03min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Ricardo Duartea / Agencia RBS

Fascinado por cabelo e maquiagem, Igor Vessozi Fagundes, 18 anos, deu os primeiros passos na carreira de cabeleireiro escovando as madeixas da mãe. Aos 16 anos, se inscreveu em um curso profissionalizante de seis meses no Senac de Camaquã. Dois anos depois, já está colhendo os frutos da sua persistência. Ele treina oito horas por dia para conseguir uma vaga na maior prova de habilidades em educação profissional do mundo, o WorldSkills International (WS), que acontece em agosto do ano que vem, em São Paulo.
A dedicação não é à toa. Ele venceu a categoria estadual mas, para chegar ao WorldSkills, terá que passar por mais duas eliminatórias, uma em novembro e a última, que deve ocorrer entre março e abril, quando vai enfrentar adversários de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Todos eles se classificaram na etapas regionais e sonham em ver seus nomes na competição.
Igor não entrou na disputa por acaso. Assim que concluiu o curso, abriu um salão em Camaquã em parceria com uma tia. O negócio, porém, não foi longe porque ela precisou se mudar para Bagé e ele, só com 17 anos, não tinha como tocar o salão sozinho. Uma porta se fechou, mas outra oportunidade surgiu. Foi chamado pelo Senac para participar das eliminatórias que culminariam na competição. Deixou a casa dos pais e veio morar com os avós, na Zona Norte de Porto Alegre.


Treino inclui cinco penteados

Igor treina de segunda à quinta-feira na sala de treinamento do Senac, no Centro de Porto Alegre. Até novembro, quando ocorrerá a próxima eliminatória, ele terá acumulado um ano e dois meses de treinamento constante para aperfeiçoar uma atividade que exige minúcia.
- Ainda preciso melhorar no tempo e o acabamento - explica.
Ele trabalha com penteados em cinco manequins, que tem rosto de borracha e cabelo de verdade. Diariamente, pratica cinco penteados: permanente masculino, noiva, criativo para o dia, criativo para a noite e corte fashion masculino. Tudo é feito com a supervisão dos docentes Bayard Neto e Fabia Coelho.
- Ele é muito perfeccionista e minucioso e já sinaliza o que não gosta. Coloca muito o gosto dele no trabalho - comenta Fábia, que foi sua professora do curso. Desde as primeiras aulas, ela percebeu o empenho do jovem.
Igor tem consciência de que seus adversários são bem preparados, mas não esconde as esperanças de chegar ao WorldSkills.
- Acho que podemos alcançar. Será um crescimento profissional, um reconhecimento.
Para o futuro, não planeja trabalhar em salões de beleza, tem planos de dar aula e passar seu conhecimento a outros profissionais.

O QUE É?

A WorldSkills International é uma organização responsável por reunir 67 países em torno da melhoria da educação profissional no mundo. Entre suas principais ações, está a competição, que acontece a cada dois anos. Em 2015, será realizada em São Paulo. As provas definem novos padrões de qualidade para práticas profissionais em várias categorias - como cabeleireiro, cozinha, técnico em estética e florista - e também propiciam trocas de informações entre os países em busca do avanço da atividade profissional.

 

Leia outras notícias no Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias