Notícias



Duas mães

Justiça concede dupla maternidade a casal homoafetivo

Mulheres têm união estável desde 2008 e tiveram um filho em 2013

22/10/2014 - 19h42min

Atualizada em: 22/10/2014 - 19h42min


Sirli Freitas / Agencia RBS

Um casal homoafetivo conquistou na Justiça a dupla maternidade do filho. Com uma união estável desde 2008, as mulheres concretizaram em 2013 o desejo de ter um filho, por meio de uma inseminação artificial, que teve doador anônimo.

Elas ingressaram com uma Ação Declaratória de Filiação, solicitando o reconhecimento das duas como mães na certidão de nascimento do filho. O processo tramitou na Comarca de Novo Hamburgo, e a 2ª Vara de Família e Sucessões do município concedeu o direito ao casal. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Conforme o entendimento do juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior, "ninguém pode ser privado de direitos nem sofrer quaisquer restrições de ordem jurídica por sua orientação sexual". O magistrado considerou que as duas mantêm união estável sob a forma de casamento civil, "vínculo que maior segurança jurídica confere às famílias".

Casal homossexual consegue registro de dupla maternidade na Justiça do RS
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Para o juiz, "a criança é fruto de uma maternidade desejada e conjuntamente planejada, aparentando as demandantes possuírem a maturidade, o discernimento e a responsabilidade imprescindíveis à criação e educação da criança, cercando-lhe dos cuidados, carinho, afeto e bens materiais de que necessitar". Além do nome das duas mães, o registro de nascimento da criança deverá ter o nome dos quatro avós maternos.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias