Notícias



Sem sucesso

Marinha encerra buscas a veleiro argentino desaparecido

Trabalho havia sido retomado após o recolhimento da balsa salva-vidas da embarcação, no dia 12 de outubro

22/10/2014 - 20h42min

Atualizada em: 22/10/2014 - 20h42min


Reprodução / Marinha do Brasil
O veleiro Tunante II partiu de Buenos Aires e rumava para o Rio

A Marinha encerrou nesta quarta-feira as buscas ao veleiro argentino Tunante II. O trabalho havia sido retomado após o recolhimento da balsa salva-vidas da embarcação. A balsa foi localizada no dia 12 de outubro, pelo barco pesqueiro Kopesca I, submersa e sem corpos.

Marinha confirma que balsa salva-vidas era do veleiro argentino
"Ninguém perdeu as esperanças", diz filha de tripulante

A Fragata Greenhalgh com helicóptero embarcado, a Corveta Parker, da Armada Argentina, e aeronaves P-95, da Força Aérea Brasileira realizaram mais de oito dias de buscas intensivas em uma área de cerca de 22 mil Km², em torno do ponto onde a balsa foi encontrada. Os órgãos também repetiram a varredura na região onde imagens satélites indicavam a suposta presença do veleiro, do dia 28 de setembro, sem que novos indícios ou vestígios do barco fossem localizados.


Imagens de satélite foram comparadas com o desenho original da embarcação
Foto: Divulgação

Quando interrogadas, as tripulações de embarcações de pesca e navios mercantes que transitaram na área relataram não ter visualizado objetos ou destroços que pudessem ser do veleiro.
 
A Corveta Parker foi dispensada para regressar ao seu país. Durante a navegação, o navio realizará outra passagem pela área de buscas. A Fragata Greenhalgh já iniciou seu regresso para o porto do Rio de Janeiro.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

A Marinha realiza o inquérito administrativo apurar o desaparecimento do veleiro, abrangendo a saída da Argentina, a parada em La Paloma, no Uruguai, onde a embarcação realizou reparo no mastro, a chamada de socorro no dia 26 de agosto, o recolhimento da balsa salva-vidas no dia 12 de outubro e as buscas realizadas.

No mapa, veja o local aproximado onde foram captadas as imagens de satélite e a balsa salva-vidas do veleiro:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias