Porto Alegre



Dia do Funcionário Público

Postos fechados por ponto facultativo pegam usuários de surpresa em Porto Alegre

Secretaria de saúde estima que 60 a 80 pessoas não foram avisadas sobre remarcação de consultas

31/10/2014 - 17h31min

Atualizada em: 31/10/2014 - 17h31min


Paulo Rocha / Agencia RBS
Maior volume de consultas não remarcadas foi na área de oftalmologia

Um "ruído de comunicação" entre as secretarias administrativa e de saúde prejudicou usuários de postos de saúde de Porto Alegre nesta sexta-feira. Sem terem sido informadas sobre o ponto facultativo referente ao Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, mas transferido para esta sexta-feira, pessoas com consultas agendadas depararam com portões fechados.

O secretário de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, disse que uma segunda alteração na data escolhida para o ponto facultativo prejudicou a pasta, que não conseguiu remarcar todas as consultas em tempo hábil.

- Na primeira vez que se discutiu esse feriado, ele era pra ter sido mudado pra segunda-feira, 27. Passou para sexta porque na segunda podia prejudicar o processo eleitoral. Quando falaram comigo, eu tinha na cabeça o que tinha planejado. Mas quando saiu o decreto, veio com outra data - justifica Casartelli, que estava em Salvador participando do Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde quando soube da mudança.

Secretário diz que UTIs do HPS terão ar-condicionado até segunda
MP orienta Clínicas a não impedir posse de mulheres em licença maternidade

A remarcação de consultas, usualmente feita com 14 dias de antecedência, acabou sendo realizada de última hora.

- Foi tentado o contato, mas nem todas as pessoas foram avisadas (sobre o cancelamento das consultas). Não são muitas - disse o secretário.

Conforma Casartelli, os postos foram orientados a colocar cartazes avisando que o serviço seria interrompido no dia 31 de outubro. Apenas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além das emergências, estão atendendo nesta data.

Mulher que correu nua no Parcão é internada em unidade de saúde mental
Secretaria descarta ebola em paciente após tensão em posto de saúde de Porto Alegre

A secretaria estima que 60 a 80 usuários tenham dado com o nariz na porta de unidades de saúde nesta sexta-feira. O maior volume de consultas, segundo Casartelli, é na área de oftalmologia, cuja maior parte dos atendimentos se divide entre o Postão da Vila IAPI e o Centro de Saúde Santa Marta.

As pessoas afetadas pelo problema serão contatados a partir de segunda-feira e terão consultas remarcadas, sem precisar entrar na fila. Caso seja necessário, profissionais poderão ser solicitados a fazer agenda extra para suprir a demanda dos atendimentos, segundo a secretaria.

*ZERO HORA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias