Notícias



Ceia de Natal

Preço do peru estará quase 20% mais caro neste Natal

Aumento no preço do principal item da ceia de Natal deve causar queda de até 5% nas vendas do produto

28/10/2014 - 08h04min

Atualizada em: 28/10/2014 - 08h04min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Reprodução / Ver Descrição

O protagonista da ceia natalina nem chegou aos supermercados mas o consumidor já pode se preparar: ter peru, chester e aves à mesa vai custar quase 19,1% mais do que no ano passado segundo uma previsão divulgada ontem pela Associação Gaúcha de Supermercado (Agas).

O salto ocorre devido a um aumento na margem de lucro do ICMS calculada pelo governo sobre estes produtos. O crescimento no valor é tanto que há previsão de queda de 5% nas vendas do produto. Entre os 21 produtos com expectativa de venda avaliada pela entidade este é o único que deve perder a preferência do consumidor.

A doméstica aposentada Dalva Ferreira da Rosa, 65 anos, nem viu os novos preços mas já avisa: este ano o frango simples irá substituir o tradicional peru.

_ Mesmo que eu tivesse dinheiro não pagaria tudo isso, é muito caro. Ano passado conseguimos comprar porque nos juntamos em família para pagar porque já estava caro.

Atenção à marca própria dos supermercados

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ainda espera que o aumento no preço das aves recue. A redução, porém, não depende dos supermercados.

- Ainda esperamos que o Governo corrija esta distorção na substituição tributária das aves a tempo, já que este é apontado como o produto que não pode faltar na mesa dos gaúchos no Natal pelos consumidores.

Optar por marcas próprias do supermercado é uma alternativa. A rede Walmart Brasil informa que sua ave de marca própria estará de 20% a 25% mais barata que as aves natalinas das marcas líderes. Na rede, as aves começam a chegar no dia 15 de novembro.

Quanto vai custar o Natal dos gaúchos neste ano | Create Infographics

Carnes, as principais vilãs do aumento

De modo geral, são as carnes as principais vilãs do aumento do preço da ceia de Natal, que está, em média, 5,5% mais cara. A carne suína terá alta média de 11,8% e os cortes bovinos de 10,7%.

Otimistas, os supermercadistas gaúchos projetam um crescimento de 6,6% nas vendas de Natal e Ano-Novo, na comparação com o ano passado.

As expectativas dos empresários dão conta de que as bebidas, sobretudo refrigerantes e cervejas, vão ultrapassar a carne bovina e as aves natalinas (frangões, perus e chester) como os itens mais vendidos pelos supermercados nas festas de fim de ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias