Notícias



Protesto inusitado

Protesto "comemora" um ano de buracos de rua em Esteio

Moradores fazem festa para comemorar um ano sem solução de problema na via pública

23/10/2014 - 20h06min

Atualizada em: 23/10/2014 - 20h06min


Alessandra Noal
Alessandra Noal
Enviar E-mail
Bruno Alencastro / Agencia RBS
Moradores de Esteio fizeram um protesto inusitado

Um grupo de moradores resolveu usar a criatividade na tarde desta quinta-feira, em Esteio, para chamar a atenção do péssimo estado de conservação de uma rua. Com direito a bolo de chocolate, vela e parabéns, cerca de 30 pessoas "comemoraram" o primeiro ano dos buracos em um trecho da Rua Elis Regina, nas proximidades da Avenida Luiz Pasteur, no Bairro Três Marias.

Leia também
Tem mais buraco do que asfalto na Rua 3

A situação do asfalto se tornou calamitosa depois da ocorrência de um forte temporal no dia 23 de outubro de 2013. Como consequência, o pavimento, com cerca de dez anos de uso, passou a ter cavidades de diferentes tamanhos e profundidades nos primeiros 300 metros.

O operador de máquina Igor Paulus, 32 anos, morador do bairro há 19 anos, foi o autor da manifestação. Ele reclama que a falta de manutenção na pavimentação fez com que até os veículos que prestam o serviço do transporte coletivo municipal desviassem a rota.

- A gente se acostumou com estas aberturas (do piso), mas não deixa de ser ridículo, já faz parte do nosso cotidiano - explica o morador.

Veículos andam na contramão
Como a maior parte do problema está concentrado em um dos lados da via, muitos motoristas têm utilizado a pista contrária para a circulação, dividindo o espaço com pedestres, que não contam com calçadas. Já os motoristas desavisados, surpreendidos com o panorama, arcam com prejuízos em rodas, pneus e suspensão, como foi o caso do operador de máquina, que teve um pneu furado.

Solução é recapeamento
O Secretário Municipal de Obras e Viação, José Luiz da Silva reconhece que a estrutura da via está comprometida após a enxurrada do ano passado. Ele afirma que a única solução será o recapeamento, programado para 2015. Entretanto, será preciso abrir uma licitação para contratação de empresa, ainda sem prazo. Uma medida emergencial de tapa-buracos deve ser realizada nas próximas semanas.

Leia outras notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias