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Fim das cobranças indevidas

Saiba como funciona o novo processo de pagamento antecipado para táxi em Porto Alegre

Sistema promete garantir mais tranquilidade e segurança aos usuários dos pontos no aeroporto e rodoviária

30/10/2014 - 20h16min

Atualizada em: 30/10/2014 - 20h16min


Ana Karina Giacomelli / Agência RBS
Novo sistema promete indicar a melhor rota para facilitar o usuário de táxi

Um novo sistema público para pagamento antecipado de corridas de táxi começou a funcionar, nesta quinta-feira, nos pontos da rodoviária e do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. O software, desenvolvido pela coordenação de Tecnologia da Informação da EPTC, promete garantir mais segurança aos usuários desses pontos.

O pagamento é realizado antes de embarcar no táxi, com dinheiro e cartões de débito ou crédito. O passageiro recebe uma via com todas as informações da corrida, caso tenha dúvidas ou queira fazer denúncia sobre o serviço.

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De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a iniciativa foi desenvolvida para dar mais proteção e tranquilidade aos usuários, tendo em vista que a empresa vinha recebendo reclamações de cobranças indevidas
 
- Táxi é transporte público. Anteriormente, o pagamento antecipado acontecia por regiões da cidade, fato que ocasionou denúncias de irregularidades. Agora, não damos mais margem para isso. Com esse novo sistema, temos o controle total, pois indicamos com exatidão o melhor e mais barato caminho a ser feito pelo taxista. O usuário pode ficar tranquilo - declarou Cappellari.

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Atualmente, Porto Alegre possui 3.920 táxis. O ponto da rodoviária possui 382 veículos e do aeroporto, 210. No total, 592 táxis estarão disponíveis para a realização desse serviço.

Como funciona o novo sistema:

* O passageiro vai indicar seu destino ao responsável que estiver no ponto do aeroporto ou da rodoviária e a forma de pagamento (dinheiro, débito ou crédito).
 
* É necessário sinalizar o número de malas que estiver conduzindo para acrescentar no valor, caso esteja levando alguma, e o horário de saída para definir a bandeira do táxi.

* Após preencher todas as informações, o sistema da EPTC vai traçar a melhor rota e indicar o valor da corrida. A empresa de táxi cobra 10% em cima do preço inicial da corrida.

* Será emitido um voucher em três vias: uma fica com o responsável pelo ponto, outra com o passageiro, e a terceira via será entregue ao taxista para comprovar o pagamento e apresentar a rota da viagem. O voucher terá todas as informações da corrida.

* A pessoa que estiver no balcão de preenchimento do voucher vai encaminhar o passageiro para um motorista de táxi.

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O que mudou:

Com o novo método é possível definir uma localização mais exata do destino do passageiro. O sistema é online e calcula a rota de ponto a ponto (saída e chegada). No sistema antigo, o valor era fixo e tabelado por zona, independente se o passageiro iria descer na entrada ou no final do bairro.

Segundo o Coordenador de TI da EPTC, Felix Flesch, a implantação desse projeto é para facilitar a vida de passageiros e motoristas. Com o novo sistema, ninguém perde dinheiro ao final da corrida.

- Se o destino de um passageiro é a última rua de um determinado bairro, o valor cobrado pela corrida será até o ponto exato onde ele indicou. No sistema antigo, definido por zona, o preço na tabela era calculado pela localização central dos bairros, então, se o destino do passageiro era uma rua no início do bairro, ele saía lesado, porque o valor calculado na tabela era até o centro do bairro. Do mesmo modo acontecia com o taxista, que muitas vezes perdia parte do valor da corrida quando o destino do passageiro era uma rua no final do bairro, em função desse mesmo cálculo - salienta Flesch.

Repórter de ZH testou. Assista ao vídeo:


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