Notícias



Crime contra animais

Três homens são presos por maus-tratos a cavalo em Novo Hamburgo

Animal estava atrelado à carroça com muitos ferimentos no Centro da Cidade

09/10/2014 - 15h25min

Atualizada em: 09/10/2014 - 15h25min


Paulo Barcelos / Divulgação
Animal foi levado para tratamento ser submetido a tratamento antes da adoção

Foi apreendido, nesta quinta-feira, um cavalo vítima de maus-tratos em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.

O animal foi encontrado pela Brigada Militar preso em uma carroça na Avenida Nações Unidas, no Centro da cidade. Os policiais perceberam que ele estava muito debilitado e com ferimentos pelo corpo.

Três homens que estavam na carroça onde o cavalo foi encontrado foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registrar ocorrência.

Leia outras notícias do dia no Diário Gaúcho

A Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo (SEMAM) foi acionada e recolheu o cavalo. Ele foi levado até o Parque Municipal Luiz Roessler onde será tratado e medicado.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental, Volnei Campagnoni, o uso de animal para trabalho não configura crime, a infração está no uso de relhos e outros instrumentos de tortura e espancamento. Além disso, animais utilizados como meio de transporte devem carregar peso proporcional ao tamanho de seu corpo.

De acordo com a SEMAM, após o tratamento o cavalo ficará disponível à adoção.

Leia também

Égua prenha precisa de ajuda urgente em Gravataí

Trem atropela cavalo e deixa Trensurb com circulação reduzida

Na Capital
Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também recolhe animais de carga que estão em situação de vulnerabilidade.

Eles são levados até o Serviço de Recolhimento, localizado no Bairro Lami, na Zona Sul da Capital. Lá, recebem atendimento com veterinários e ficam em tratamento.

Onde denunciar
Situações de maus-tratos devem ser encaminhas para o número 156 da EPTC. A Brigada Militar, que atende pelo 190, também pode ser acionada em situações semelhantes.

Na Região Metropolitana, as denúncias podem ser feitas para as secretarias de meio ambiente e também guardas municipais de cada cidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias