Notícias



Caçando redes sem fio

Bloqueio de internet incentiva procura por locais com wi-fi

Sistema que bloqueia depois do fim da franquia começou a valer para os consumidores da Vivo e aumenta a procura por redes de internet sem fio

07/11/2014 - 08h04min

Atualizada em: 07/11/2014 - 08h04min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail

Você é daqueles que sente um alívio quando está em um local com wi-fi? Depois do bloqueio da internet após o fim da franquia - que começou a valer nesta semana para os clientes da Vivo e já é analisado por outras operadoras -, a corrida por uma rede de internet sem fio gratuita promete virar uma caça ao pote de ouro no final do arco-íris. Frequentar locais com rede gratuita é a principal forma de continuar conectado sem mexer no bolso, já que as operadoras cobram pacotes adicionais para manter a internet em alta velocidade.

Na tentativa de driblar o gasto extra, vale tudo. Cliente da Claro, o estudante Thierry Silva, 16 anos, confessa que seu grupo de amigos chega a usar a disponibilidade de wi-fi como critério para definir se vão ou não em algum lugar.

- Se é para sair domingo à tarde, preferimos a Redenção, que tem wi-fi. E lá já escolhemos o lugar onde o sinal pega melhor. Me sinto mais conectado no local que tem wi-fi. Se vamos em algum outro lugar com wi-fi fechado, logo tentamos conseguir a senha - conta.

Em Porto Alegre, há 13 locais como praças, parques e pontos turísticos que oferecem o serviço e quebram o galho dos que temem ficar desconectados. A estudante Jeanine Barbosa, 17 anos, é outra caçadora de wi-fi assumida. Cliente da Tim, paga por dia que usa, porém, se o crédito do celular está no fim, a velocidade do 3G desaba. Por isso, economiza o pacote sempre que pode, usando wi-fi.

- Se eu assisto um vídeo de três minutos no Youtube, a velocidade (do 3G) já baixa. Quando acaba meu pacote fico só no wi-fi de casa, na escola ou na rua se eu encontro. Eu ando sempre com o wi-fi do celular ligado para ver se encontro alguma rede aberta por acaso - brinca.

Sinal ainda precisa melhorar

A qualidade do sinal, porém, é questionável. Para Jeanine, ainda é preciso melhorar muito. Quanto mais pessoas conectadas na mesma rede, mais lento fica o envio de dados. Enviar e fazer download de fotos, por exemplo, ainda fica só na vontade.

- É muita gente usando, só dá para mandar mensagens pelo WhatsApp.
Também é preciso estar atento à segurança das redes abertas. A advogada Rebeca Rodrigues, 24 anos, cliente da Claro, procura selecionar os locais com rede aberta e o tipo de navegação que faz, para evitar que o aparelho seja hackeado:

- Melhor é usar a rede de wi-fi fechada, que tem senha.

Redes sociais no foco

E por que tanta necessidade de estar conectado ao celular? O professor do Curso de Comunicação Digital da Unisinos, Hélio Sassen Paz, explica que com o sucesso das redes sociais, cada vez mais, as pessoas tendem a ter vontade de produzir e publicar mídias. Ou seja, não são mais apenas meras receptoras de conteúdo.

- Não adianta nada produzir se não tiver quem assista, é um ambiente de conversação e interação. Em geral, os brasileiros gostam de se expor, de estar sempre batendo papo, conversando com quem não teria como falar por telefone ou se encontrar pessoalmente.

Porém, para que haja mais confiança e velocidade, é preciso expandir o serviço. A professora da Faculdade de Informática da Puc, Ana Cristina Denzo, explica que o desempenho da rede wi-fi pública também depende da tecnologia que a operadora de telecomunicação utiliza no estado. Em São Paulo - na Capital e em algumas cidades do Interior-, por exemplo, a velocidade é muito superior.

- É preciso atualizar a tecnologia, é uma questão de infraestrutura devido ao número de usuários.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Franquia acaba, internet cai

A mudança que entrou em vigor ontem, segundo a Vivo, é para que o cliente navegue sempre em alta velocidade, sem o incômodo do desempenho reduzido quando a franquia acaba. A operadora informa que os clientes irão receber um SMS quando o consumo do pacote atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar - este já com a opção de contratação do pacote adicional de 50MB (R$ 2,99 por 7 dias). Também vai haver a opção para o cliente mudar o pacote e aumentar a velocidade. De qualquer forma, o cliente terá que gastar mais.

A mudança, adotada inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, poderá ser estendida para outras regiões nos próximos meses. Por enquanto, as outras operadoras ainda não definiram se também aplicarão mudanças, porém, admitem que esta é uma tendência do setor, a exemplo do que já ocorre em países da Europa e nos Estados Unidos. 

Bê-á-bá do wi-fi | Create Infographics

 

Alvorada conectada

Na Região Metropolitana, poucas cidades têm redes de wi-fi abertas em locais públicas. Alvorada é uma delas. Há sinal aberto na Praça João Goulart, na Parada 48 da Avenida Presidente Getúlio Vargas, e nos entornos da Prefeitura (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266, Bairro Sumaré), da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Wenceslau Fontoura, 211, Bairro Nova Americana) e da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1116, Bairro Bela Vista).

 


Clique nos pontos do mapa para ver o resultado do teste:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias