Porto Alegre



#adesivosincero

Campanha se apropria de pequenos egoísmos do cotidiano para estimular a doação de sangue

Ação planejada pela Santa Casa colou adesivos sinceros nos carros de pessoas que estacionaram irregularmente em vagas de deficientes

27/11/2014 - 16h30min

Atualizada em: 27/11/2014 - 16h30min


Reprodução / adesivosincero.tumblr

Quem se diz "cidadão de bem" também faz coisas ruins, não é mesmo? Donos de cachorro deixam de juntar o cocô do seu bichinho, motoristas estacionam em vagas para deficientes, jovens sentam bancos reservados para idosos nos ônibus... enfim, atire a primeira pedra quem nunca fez uma coisa muito errada por estar com pressa ou cansado(a). 

Pois a Santa Casa de Porto Alegre resolveu se aproveitar dessas falhas de caráter para estimular a doação de sangue. A estratégia da campanha, intitulada #adesivosincero, é jogar algumas verdades indigestas na cara da população para, em seguida, sugerir: "doe sangue para compensar".

Publicação by Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

No dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, cartões como esse (imagem acima) foram compartilhados no Facebook da Santa Casa. Também há o tumblr Adesivo Sincero, onde um vídeo mostra a reação de pessoas que estacionaram em vagas para deficientes e tiveram seus carros adesivados pela equipe do complexo hospitalar. Assista:

- O banco de sangue está sempre precisando de doações, e também existe esse problema cultural de as pessoas estacionarem em locais indevidos. Então, a agência resolveu juntar as duas coisas em uma campanha só - explica Cristina Macedo, gerente de Marketing instituição.

No site, usuários que se empolgarem com a ação podem, ainda, baixar adesivos para "dar uma lição" em outros infratores. Rodrigo Rocha, redator da agência JWT, reforça, no entanto, que a intenção da campanha não é fazer com que apenas as pessoas flagradas cometendo ações incorretas se tornem doadores.

- Isso é muito pequeno. O nosso objetivo é usar essas pessoas como mídia para chamar atenção para o problema - conclui.

Outras campanhas que deram o que falar

Você deve lembrar do Ice Bucket Challenge, viral que fez muito sucesso em meados de agosto e que tinha por objetivo reunir doações para financiar pesquisas sobre esclerose. Bill Gates (foto), Mark Zuckerberg e dezenas de artistas apareceram jogando água gelada na cabeça em prol da causa.



Veja todas as notícias de Porto Alegre 
Leia mais sobre Trânsito
Confira notícias sobre Vida e Estilo


Outra campanha muito comentada recentemente foi criada pela fundação espanhola ANAR, que ajuda crianças e adolescentes em situações de risco. Adultos e crianças enxergavam mensagens diferentes em uma mesma placa publicitária. O segredo era o ângulo de visão. Relembre:

Nesta semana, uma campanha do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação tem estimulado os sentidos dos internautas e promovido a reflexão contra a violência doméstica. Confira:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias