Notícias



Com o verão chegando

Cinco coisas que você precisa saber antes de comprar um split

Pode parecer simples, mas fazer a instalação de um split exige cuidados

21/11/2014 - 16h20min

Atualizada em: 21/11/2014 - 16h20min


O verão está chegando e, ao que tudo indica, está estação será tão quente quanto a do ano passado. Por isso listamos cinco dicas para você se preparar antes de comprar um split.

1. Não é aconselhável instalar o split sozinho

Não é tarefa simples instalar o equipamento. Como a unidade que resfria o ambiente (chamada de evaporadora) é separada da unidade que contém o compressor (chamada de condensadora), o tubo que interliga os aparelhos é feito de fios de cobre e fios elétricos. O gás utilizado é o popular Freon, que só pode ser colocado depois de tirar todo o ar dos tubos de cobre.

2. Ponto de dreno

Assim como o condicionador de ar antigo, o split necessita de um ponto de dreno para escoar a água que ele libera ao resfriar ou esquentar um ambiente, portanto é preciso analisar como esse escoamento será feito antes de comprar o aparelho

3. Split é mais silencioso que o ar condicionado de janela

Por ter sua estrutura separada o Split é mais silencioso que um ar condicionado de janela. A parte que mais faz barulho é a condensadora, que fica fora do ambiente.

4. Para instalar um split é preciso quebrar a parede?

Nesse caso, depende da preocupação estética com o ambiente. Se você não se importar com a tubulação passando pela  parede, não é necessário  quebrar nada, mas se você quiser embutir o aparelho, terá de fazer alguma sujeira.

5. É preciso fazer a manutenção do aparelho?

Por ter uma estrutura mais complexa que o ar condicionado de janela, a manutenção do Split é mais cara. Caso haja a necessidade de retirar a unidade para a limpeza você terá que pagar ainda o valor da instalação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho
Leia outras notícias sobre o verão

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias