Entretenimento



Em nome da cidade

Companhia municipal de dança de Porto Alegre faz sua estreia oficial com "Salão Grená"

Primeira produção da companhia tem coreografia de Eva Schul e Fernando Campani

29/11/2014 - 05h02min

Atualizada em: 29/11/2014 - 05h02min


Luiza Piffero
Luiza Piffero
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Ensaio dos bailarinos na Usina do Gasômetro, atual sede do grupo

A espera foi longa. Desde a década de 1940, projetos que nunca saíram do papel reivindicavam uma companhia de dança oficial para a Capital. Neste domingo, às 20h, a promessa vira realidade. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, criada em parceria pelas secretarias da Cultura e da Educação, apresenta seu primeiro espetáculo, Salão Grená, no Auditório Araújo Vianna.

O projeto da companhia começou a tomar forma em março, quando foi lançado o edital de seleção. Em junho, os 20 bailarinos escolhidos entre cerca de 200 inscritos começaram a ensaiar - entre eles, Mariano Neto, quatro vezes ganhador do Açorianos de melhor bailarino. Sem se prender a estilos, a seleção deu margem a um eclético corpo de bailarinos formados em balé, sapateado americano, jazz e danças de rua e salão. Dar coerência ao conjunto foi um dos principais desafios dos coreógrafos convidados Eva Schul e Fernando Campani.

- Fizemos um trabalho intenso para conseguir manter as individualidades dos bailarinos e, ao mesmo tempo, unificar e dar uma cara à companhia - diz Eva.

Não apenas a identidade do grupo está em formação, mas seu modo de funcionar. O coordenador de dança do município e diretor-geral da companhia, Airton Tomazzoni, deixa claro que se trata de um projeto-piloto:

- Nesse primeiro momento, precisávamos estabelecer as bases do que é ter uma equipe trabalhando no espaço público. Passada a estreia (deste domingo), começaremos a avaliação desses sete meses de trabalho, tanto da escolha estrutural de funcionar na Usina do Gasômetro, quanto do rendimento dos bailarinos, da estética da montagem...

Em 2014, mais de 80 profissionais estiveram envolvidos no dia a dia da companhia, que trabalhou com um orçamento de R$ 500 mil. A verba compreende sete meses de salário para os artistas e técnicos, além de uma Escola Preparatória de Dança, que atende a 200 alunos na Vila Cruzeiro. Para o ano que vem, a coordenação de dança estuda maneiras de dar autonomia financeira à companhia, por meio de leis de incentivo, e alimenta esperanças de converter um casarão na Rua dos Andradas em centro coreográfico.

Para Tomazzoni, a chegada da companhia é benéfica para a dança como um todo:

- Temos uma cena independente maravilhosa, mas a remuneração dos profissionais é por apresentação e o ofício da dança ainda é visto como hobby. Quando o poder público assume uma companhia, reconhece e valoriza a atividade artística enquanto profissão.

Espetáculo com identidade porto-alegrense

Em sua estreia, a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre quer mostrar que não leva a cidade apenas no nome. A ideia para Salão Grená surgiu de um olhar para o passado cultural da Capital, especialmente seus salões de baile.

- A cidade tinha uma ligação forte com os salões. Então fizemos uma equiparação da variedade de formações dos bailarinos da companhia com a diversidade do povo gaúcho que se reunia nos bailes - diz a coreógrafa Eva Schul.

O cenário faz alusão aos salões. Já a trilha sonora, de Arthur de Faria, será executava ao vivo com seu grupo. O compositor adaptou músicas suas que fazem incursões por gêneros ligados ao Prata, como habanera, tango e outros.

Salão Grená
Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre
Domingo, às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685).
Entrada gratuita. Retirada de ingressos no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Verissimo, 307), sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Informações no telefone: (51) 3289-8063.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias