Notícias



Sua saúde

Conheça os cinco alimentos que são os vilões do verão

18/11/2014 - 08h16min

Atualizada em: 18/11/2014 - 08h16min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Daniel Guimarães / Divulgação
Salgados devem ser consumidos bem quentes, evite os que tiverem em temperatura ambiente

Além de comprometerem o desempenho da dieta, há alimentos que, com as altas temperaturas, podem fazer mal à saúde. A convite do Diário Gaúcho, a nutricionista do Programa Mesa Brasil do Sesc, Francine Vasconcelos e o coordenador da equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Paulo Antônio Casa Nova, listaram produtos que se transformam em armadilhas para o nosso organismo durante o verão.

Como fazer uma refeição com até R$ 10 no Centro de Porto Alegre

Fique atento à proteína animal

Segundo Paulo, todo alimento que tiver em sua composição proteína animal é considerado de risco para as bactérias patogênicas que causam infecção alimentar. Silenciosas, elas têm a característica de não alterar o cheiro e nem o gosto do alimento. Por isso, vale estar atento aos mínimos detalhes.
- É importante que os alimentos quentes estejam bem quentes e que os frios estejam abaixo de -5°C. O alimento morno é um perigo - afirma Paulo.

OS CINCO VILÕES:

SALADAS DE MAIONESE

As saladas de maionese que usam ovo cru lideram o grupo de risco devido à possibilidade de contaminação com a salmonela _ bactéria presente no ovo. Neste caso, é recomendável que o prato não fique mais de meia hora fora da geladeira para evitar a proliferação de bactérias. As maioneses industrializadas têm perigo de intoxicação bem menor e são recomendadas principalmente para produção em grandes quantidades. Mesmo assim, não deixe fora da refrigeração por mais de uma hora.

Saiba quais os melhores e os piores alimentos para a sua saúde
Três opções de marmitas saudáveis e nutritivas para você levar para o trabalho

QUINDIM E TORTAS

Os apaixonados por quindim devem colocar o pé no freio nos próximos meses. O mesmo serve para os que gostam de doces à base de ovos moles - como a torta Marta Rocha, por exemplo. Estes produtos não podem ficar mais do que 15 minutos fora da geladeira em função do calor, segundo a nutricionista Francine:
- É fora da refrigeração que as bactérias conseguem se reproduzir.
Quem não dispensa ovo nas receitas deve preferir usá-lo cozido ou fazer com que passe pelo processo de cozimento no preparo do prato.

SANDUÍCHES

Neste caso, fique atento principalmente aos sanduíches comprados. Segundo Paulo, é necessário que o produto esteja armazenado a uma temperatura de -5ºC. Na maioria das vezes, são compostos de queijo, presunto, peito de peru ou bacon, todas proteínas animais que oferecem riscos. Atenção também ao queijo colonial. Compre apenas o que estiver com certificação da SIF (Serviço de Inspeção Federal), Cispoa e Sind/Poa. Sem esta garantia, o produto pode ter problemas como brucelose (doença infecciosa transmitida por alimentos de origem animal como leite, carne, manteiga), tuberculose, coliformes fecais e outras bactérias patogênicas.

Leia mais notícias sobre alimentação

CREMES E MOLHOS BRANCOS

Lasanhas, strogonoff e panquecas que usam molho branco ou creme de leite devem ser conservados a temperatura entre -5ºC e -10ºC. Se contaminados podem provocar infecção gastrointestinal, diarreia e, em casos mais severos, desidratação. Quando for consumir em buffet, certifique-se de que está conservado acima de 60ºC. Como? Se colocar a mão sobre a cuba do buffet e precisar retirar imediatamente, é porque o alimento está na temperatura correta. O mesmo vale para sobremesas como pavê e mousses, essas devem ser conservadas em buffets frios ou imersos no gelo.

PASTEL, FOLHADOS, CROQUETES...

Aparentemente inofensivos em temperatura ambiente no balcão de padarias e confeitarias, salgados e frituras como pastel, folhados, coxinhas de galinha e croquetes não são boas opções de lanches a menos que estejam bem quentes (acima de 60ºC) ou tenham sido recém preparados. Também vale manter na geladeira e esquentar no micro-ondas na hora que consumir. Evite consumi-los mornos.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias