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Fim de ano

Dez dicas para não errar nas compras de Natal pela internet

Está pensando comprar os presentes de Natal sem sair de casa? Para que as mercadorias cheguem a tempo é bom apressar-se. Veja as dicas

13/11/2014 - 08h02min

Atualizada em: 23/02/2018 - 16h07min


Jeniffer Gularte
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Mateus Bruxel / Agencia RBS
Veterana em compras pela internet, Priscila já encomendou os presentes para este Natal

A compra pela internet vem conquistando cada vez mais adeptos pelo preço baixo e a praticidade que oferece ao cliente. Com o fim de ano chegando, comprar sem sair de casa é uma boa alternativa para economizar e fugir da muvuca de shoppings e lojas.

Porém, se a ideia é definir os presentes de Natal em um clique, é bom se agilizar. A diretora do Procon de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, alerta que os consumidores devem comprar, no máximo, até o fim do mês para garantir que o produto chegue antes das festas.

- A lei não estabelece um prazo de entrega, por isso é como um contrato entre a loja e o cliente, ele precisa estar bem ciente da data limite de entrega.

A publicitária, Priscila Franzeck Barbosa, 32 anos, não perdeu tempo. Ela comprou pela internet no final de outubro roupas, acessórios e brinquedos que dará de presente em dezembro. Fazendo a encomenda online, consegue direcionar a entrega do produto para o endereço do presenteado.

- Há duas semanas comprei uma panela de pressão elétrica para o meu avô e ele recebeu certinho. Tenho um irmão e uma tia em Aracaju (SE) e já mandei sapato e camisa que eles até puderam trocar na loja física _ explica.

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- Comprar pela internet é sempre mais vantajoso porque normalmente o preço é menor, mas há vezes em que os sites não são confiáveis. Outra grande vantagem é o direito de arrependimento, o cliente tem sete dias para devolver o produto e pedir o dinheiro de volta _ adverte Flávia, do Procon.

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O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DA COMPRA

1 Prefira sites que tenham lojas físicas na sua cidade, assim, se houver problemas você pode ir até a loja reclamar. Busque indicações de amigos sobre sites que já compraram. Caso compre em sites de compras coletivas (como o Submarino e o Mercado Livre) verifique os comentários dos consumidores.

2 Verifique a reputação do site no Google e em sites de reclamação (o Reclame Aqui ebit são duas opções). Se a loja não for confiável, haverá reclamações dos consumidores. Não faça compras e nem forneça dados pessoais ou do seu cartão de crédito quando estiver em computadores públicos ou em lan houses.

3 Ainda está na dúvida? Ligue para a central da atendimento da loja, verifique se ela tem endereço e veja qual o procedimento de pagamento e entrega das compras online. No site, observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Com isso, é mais fácil localizar a empresa em caso de problemas. Clique no link "Onde Encontro", depois em "CNPJ/CGC" e "Emissão de Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral". Se o resultado for "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra.

4 Fique atento aos prazos de entrega pois eles costumam contar em dias úteis (pulando os finais de semana) após a confirmação do pagamento. Prefira sites em que você pode acompanhar a situação da entrega por meio do seu cadastro. Se for comprar em sites que vendem produtos da China _ que tem a vantagem de serem bem mais baratos _ preste ainda mais atenção no prazo que pode chegar a 90 dias. Neste caso, é provável que a sua compra de Natal não chegue a tempo. O aliexpress.com é um dos mais conhecidos.

5 Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

6 Salve e imprima os passos da compra e os e-mails de confirmação. Não esqueça de guardar todos os comprovantes de pagamento.

7 Não esqueça de verificar o valor do frete. Lojas online que não têm sede em sua cidade poderão cobrar mais. Toda vez que for comparar o produto entre um site e outro, já faça as contas de quanto custarão junto com o valor do frete.

8 Principalmente em produtos eletrônicos e informática, desconfie de ofertas fora do comum e descontos milagrosos. Nunca feche a compra sem verificar a confiabilidade do site.

9 Antes de comprar, veja como reclamar, devolver ou trocar o produto, caso for necessário. Informações como garantia e assistência técnica também devem ser checados. No momento da compra, se informe de como você terá acesso a nota fiscal. Há empresas que a enviam por e-mail.

10 Se você não gostar do produto ou ele vier com algum defeito, pode desistir da compra sete dias após o dia que em recebeu o produto.

*As dicas são do Procon de Porto Alegre e do site ebit, que faz a certificação de lojas online.


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