Entretenimento



Aproveite

Lista: 5 razões para você começar a dançar

A educadora física Simone Cargnelutti Wüst explica que a modalidade pode ser a alternativa para aqueles que não curtem praticar exercícios comuns

29/11/2014 - 08h01min

Atualizada em: 29/11/2014 - 08h01min


Se animou com a Dança dos Famosos e ficou louco para começar a dançar? Nós apresentamos cinco razões para você entrar no embalo!

A educadora física e especialista em dança Simone Cargnelutti Wüst explica que a modalidade pode ser a alternativa para aqueles que não curtem praticar exercícios comuns como musculação ou caminhada. Seja como forma de exercício ou por pura diversão, dançar não tem contraindicação!

Leia também

Confira a preparação de Paloma Bernardi e Marcello Melo Jr. para a final do Dança dos Famosos

Confira outras notícias sobre famosos e entretenimento

1 - Manda embora o estresse
Dançar causa a sensação de descontração, de relaxamento. As preocupações do dia ficam para trás!

2 - Queima calorias
Uma aula de dança como as oferecidas em academias, que misturam diversos ritmos, queima entre 800 e 900 calorias em 45 minutos. Comparada  a uma corrida, a média de gasto desta modalidade é de 525 calorias no mesmo tempo de duração. Isso, dependendo do ritmo de cada pessoa, é claro.

3 - Socializa
Dançar, mesmo em modalidades praticadas sozinho, e não de casal, aumenta o convívio social. Uma aula pode ter gente de todo o tipo e todas as idades. Faz com que os adeptos se relacionem com os pares e/ou colegas de turma. Daí, pode sair até um novo amor...

4 - Aumenta a autoestima
Se, além de perder uns quilinhos, você precisa vencer a timidez, a dança também é uma boa opção. Os movimentos ajudam a melhorar a coordenação motora, fazendo os tímidos sentirem-se mais seguros. Com o tempo, a autoestima também melhora.

5 - Previne doenças
Qualquer tipo de exercício físico faz bem à saúde. Se for aliado à diversão, então, melhor ainda! A prática regular ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar o colesterol e até a prevenir alguns tipos de câncer.

É pra todos, mas com cuidado
Qualquer pessoa pode começar a dançar. Mas, como em toda atividade física, é indicado que se faça uma visita ao médico, para um check-up básico.

O médico Paulo Leães indica que homens acima dos 40 e mulheres acima dos 45 anos, principalmente os sedentários, visitem o cardiologista para avaliar a condição cardiovascular antes de iniciar o exercício. Do contrário, problemas desconhecidos podem manifestar-se justamente na hora do esforço.

Os mais jovens também devem buscar a liberação do médico. É importante fazer exames para medir o colesterol e acompanhar a pressão arterial.
Depois disso, é só seguir o seu ritmo e o da música, é claro!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias