Trânsito



Morte na rua

Motorista confessa ter atropelado homem durante gincana em Gravataí

Jovem se apresentou à polícia e prestou depoimento sobre a morte de Waltuir José Dutra

17/11/2014 - 12h39min

Atualizada em: 17/11/2014 - 12h39min


Divulgação / Polícia Civil
Mitsubishi L200 estava na casa do suspeito, em Portão

O motorista que atropelou na madrugada de domingo o marceneiro Waltuir José Dutra, 50 anos, se apresentou por volta das 9h15min desta segunda-feira na 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí e confessou estar dirigindo o carro. Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, há elementos para indiciá-lo por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Acompanhado do advogado Daniel Kessler, o jovem de 22 anos disse, em mais de uma hora de depoimento, que saiu do local do atropelamento porque havia muita gente na rua - ele teria ficado com medo de ser linchado. O advogado garantiu que, logo em seguida ao atropelamento, o motorista teria ligado para o Samu avisando do ocorrido.

- De madrugada já entramos em contato com a polícia. Apresentamos o veículo para ser periciado e o rapaz está colaborando com as investigações. Foi uma fatalidade, agora caberá à polícia investigar para saber o que houve - afirmou o defensor.

"Caminhonete arrastou corpo por cerca de 20 metros", diz filho de vítima Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de trânsito

Kessler disse que, no momento do acidente, seu cliente não estava participando de tarefas da gincana de Gravataí, a GincaTaí - suspensa depois da morte de Dutra. O jovem teria ido abastecer o veículo.

Nas próximas horas, o delegado Eibert pretende ouvir algumas testemunhas. Entre elas, dois homens que estavam com o motorista dentro da Mitsubishi L200. Também deverão ser ouvidos participantes da gincana, líderes da equipe Retalho e o filho da vítima. Dutra foi enterrado na manhã desta segunda-feira no cemitério municipal de Gravataí.

O acidente ocorreu durante a madrugada deste domingo, último dia da 6ª GincaTaí. Após o atropelamento fatal, a equipe Xeque-Mate, organizadora da gincana, publicou nota em seu site cancelando as atividades. A postagem sobre o cancelamento da gincana levou a Polícia Civil a investigar se o motorista estava participando do evento, o que foi confirmado.

Conheça a cultura das gincanas, que engaja milhares de pessoas no RS

No início da noite de domingo a Retalho, equipe que recebia ajuda do motorista que atropelou Dutra, divulgou uma nota em que manifesta repúdio pela omissão de socorro. Além disso, a equipe diz que vai repensar a "participação em eventos até que as tarefas que exigem trânsito de veículos sejam elaboradas com prazos adequados e responsáveis".

Leia a nota na íntegra:

A EquiRetalho lamenta profundamente a morte de Waltuir José Dutra, que morreu em decorrência de um atropelamento na madrugada deste domingo, em Gravataí, e presta condolências e solidariedade à família da vítima. A equipe apoiou a decisão da organizadora da VI Gincataí em cancelar a gincana após o ocorrido.

Em 21 anos de história, a EquiRetalho procura passar aos seus integrantes valores que considera essenciais para o espírito gincaneiro, como cooperação, união e trabalho em equipe. Por isso, repudiamos a omissão de socorro que foi constatada no caso.

Estamos à disposição das autoridades competentes para auxiliar com informações para a investigação do fato. Também reafirmamos o compromisso com a manutenção de uma gincana saudável. Portanto, a EquiRetalho repensa e reflete a participação em eventos até que as tarefas que exigem trânsito de veículos sejam elaboradas com prazos adequados e responsáveis.

A EquiRetalho reitera o luto e o pesar pela morte da vítima. Além disso, reafirma o compromisso com integrantes, patrocinadores, organizadores e demais gincaneiros de colaborar com sugestões para que acidentes como este não voltem a acontecer.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias