Trânsito



Morte por atropelamento

Organizadora da gincana de Gravataí divulga medidas de segurança tomadas

Evento foi cancelado após integrante de uma das equipes ter atropelado e matado um homem neste domingo

17/11/2014 - 17h35min

Atualizada em: 17/11/2014 - 17h35min


A Equipe Xeque-Mate, organizadora da 6ª GincaTaí, emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira com objetivo de explicar o cancelamento do evento. A medida foi tomada após um integrante de uma das equipes ter atropelado e matado um homem na madrugada deste domingo.

Motorista confessa ter atropelado homem durante gincana em Gravataí

A organizadora diz que, junto com a Liga Independente das Equipes de Gincanas de Gravataí (LIEGG), solicitou à Brigada Militar e à Polícia Rodoviária maior rigor na aplicação das leis durante o transcorrer do evento e, inclusive, sugeriu a realização de blitz.

"Caminhonete arrastou corpo por cerca de 20 metros", diz filho de vítima

Outra medida tomada foi a criação da figura do Chefe da Rua, cujo objetivo era alertar e cobrar seus integrantes quanto ao cumprimento das leis. Pelo regulamento, as equipes poderiam perder pontos. Os organizadores dizem, ainda, que aumentaram o tempo para a realização das provas de rua, dando, pelo menos, 45 minutos para que as equipes chegassem aos locais de encontro, e que também excluíram as tarefas de tempo contínuo, "justamente para tentarmos coibir o excesso de velocidade".

No início da noite de domingo a Retalho, equipe que recebia ajuda do motorista que atropelou Dutra, também divulgou uma nota em que manifesta repúdio pela omissão de socorro. Além disso, a equipe diz que vai repensar a "participação em eventos até que as tarefas que exigem trânsito de veículos sejam elaboradas com prazos adequados e responsáveis".

* Zero Hora

 

Abaixo, leia a nota da organizadora na íntegra:

A Equipe Xeque-Mate, organizadora da 6ª GincaTaí, vem a público esclarecer  os fatos que levaram ao cancelamento do evento e prestar maiores informações aos gincaneiros e à população em geral:
 
Primeiramente, a Xeque-Mate ressalta que é uma equipe que tem em seu elenco gincaneiros com mais de 15 anos de participação e organização em eventos desse tipo e que visam, acima de tudo, a integração das pessoas com a comunidade, possibilitando e requerendo o desenvolvimento em diversas áreas, como habilidades artísticas, raciocínio lógico e conhecimentos gerais.
 
Em todas as nossas gincanas, pregamos o respeito ao próximo e o cumprimento das leis vigentes em nosso país, em especial no que concerne às leis de trânsito. Também, efetuamos diversas reuniões de conscientização com os Chefes das equipes participantes, com o propósito de orientarmos para o correto cumprimento das tarefas e, em especial nessa gincana, fizemos diversas com essa finalidade, para conscientizar os gincaneiros em geral sobre nossas responsabilidades para com nossos pares e a sociedade.
 
A Xeque-Mate, por intermédio de sua contratante, LIEGG - Liga Independente das Equipes de Gincanas de Gravataí, interpôs, junto à Brigada Militar e à Polícia Rodoviária, solicitação de maior rigor na aplicação das leis durante o transcorrer do evento e, inclusive, sugerindo a realização de blitz a fim de coibir eventuais desrespeitos às leis vigentes em nosso país. A LIEGG efetuou reuniões com a Prefeitura Municipal de Gravataí, apoiadora do evento, para podermos contar com o melhor aparato de fiscalização nesse sentido.
 
Para essa gincana, a Xeque-Mate instituiu a figura do Chefe da Rua, cujo objetivo era alertar e cobrar seus integrantes quanto ao cumprimento das leis. A Xeque-Mate disponibiliza abaixo alguns itens do Regulamento da 6ª GincaTaí (disponível emhttp://equipexequemate.com.br/media/Regulamento%20Gravata%C3%AD%20-1.pdf) , que impõe aos participantes o cumprimento das normas:
 
7.6. As normas de trânsito e as leis civis e penais vigentes em nosso país deverão ser acatadas e cumpridas pelas equipes e seus participantes. A Xeque-Mate, tendo provas quanto ao descumprimento de quaisquer leis por partes das equipes participantes, poderá, se assim entender necessário, aplicar penalizações na pontuação das equipes que infringirem as leis vigentes;
...
3.8. A responsabilidade pelos atos praticados pelo(s) participante(s) é dele e da equipe a que ele(s) pertence(m), sendo que as normas de trânsito e as leis civis e penais devem ser respeitadas;
 
O desfile de abertura da gincana, ocorrido no dia 1° de novembro de 2014, que visava demonstrar à comunidade gravataiense o que eram as gincanas, tinha uma ala específica chamada "Gincaneiros conscientes: paz no trânsito durante a gincana", destinada justamente para essa conscientização. Além disso, a Xeque-Mate, em comum acordo com a LIEGG, tomou atitudes com o intuito de aumentar a segurança nas tarefas de rua, aumentando o tempo para a realização das etapas, dando tempo de, pelo menos, 45 minutos para que as equipes chegassem aos locais de encontro, e também excluímos as tarefas de tempo contínuo, justamente para tentarmos coibir o excesso de velocidade.
 
A 6ª GINCATAÍ transcorria normalmente, inclusive, já haviam sido cumpridos os shows artísticos e de confraternização entre as equipes, quando, por volta das 2h30min de hoje, recebemos informações de um acidente ocorrido com ferido, possivelmente envolvendo algum participante da gincana, porém, ainda eram informações muito vagas. No mesmo momento, a Xeque-Mate suspendeu temporariamente as tarefas de rua e convocou uma reunião com os Chefes das equipes e com a LIEGG, sua contratante. Nessa reunião, ainda sem as informações conclusivas do ocorrido, foi decidido quanto ao cancelamento de todas as tarefas de rua, mas com a continuação das demais tarefas, como solicitação de objetos, enigmas e artísticas, e foi solicitado, novamente, a todas as lideranças que realizassem uma reunião geral em seus quadros para alertarem rigorosamente quanto ao cumprimento das leis.
 
A Xeque-Mate buscou maiores informações do ocorrido e, por volta de 4h de hoje, recebemos a notícia do óbito do Sr. Waltuir José Dutra, com indícios de que fora causado por uma pessoa participante da gincana. De imediato, convocamos todas as lideranças e a LIEGG para outra reunião, que culminou no cancelamento total do evento, decisão essa que foi unânime entre todos os presentes, pois entendemos que o ocorrido superou quaisquer possibilidades de continuação da gincana. A Xeque-Mate se solidariza com a família do Sr. Waltuir e presta seus mais sinceros votos de pesar nesse momento tão doloroso.
 
A Xeque-Mate entende que tomou todas as medidas necessárias, tanto de conscientização quanto a de estipulação do tempo adequado para cumprimento das provas. Entendemos, ainda, que a responsabilidade pela apuração do acidente é das autoridades competentes para tanto, e que os atos praticados pelos participantes individualmente deverão ser punidos, pois todos continuamos sendo cidadãos no transcorrer do evento e devemos nos sujeitar a todas as leis vigentes em nosso país, tanto civis quanto penais.
 
Mantemos-nos à disposição de quaisquer órgãos para prestação de maiores esclarecimentos.
 
Atenciosamente,
Equipe Xeque -Mate|Organizadora de Gincanas


MAIS SOBRE

Últimas Notícias