Hora da enganação
Pesquisa mostra em que momento do dia as pessoas mentem mais
Estudo investigou quando estamos mais propensos a mentir ou cometer fraudes
Em vez de se perguntar por que pessoas boas fazem coisas ruins, talvez a pergunta mais adequada seja quando isso acontece. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard e publicada na revista Psychological Science investigou em qual momento do dia as pessoas são mais propensas a mentir ou cometer fraudes.
Entenda o efeito de fofocas positivas e negativas sobre as pessoas
No estudo, cientistas explicam que submeteram os participantes a experiências banais associadas com a rotina. Logo após, os pesquisadores verificaram a capacidade que os pacientes tinham de resistir às tentações morais.
Em uma série de quatro experimentos, foi concluído que os norte-americanos que participaram do estudo eram menos antiéticos (por exemplo, ter atitudes como mentir e enganar) em tarefas realizadas na manhã do que nas mesmas atividades no período da tarde.
Este efeito, explicam os estudiosos, acontece porque, ao longo do dia, há uma diminuição da consciência moral e do autocontrole. "Estes resultados destacam um fator simples, mas impactante, pois mostra que o horário tem importantes implicações no comportamento moral", escrevem na publicação.