Notícias



Blitz DG

Preparativos em marcha lenta nas praias do Guaíba

O calor chegou depressa mas os preparativos para o veraneio ainda caminham a passos lentos nas praias do Lami e Belém Novo, no Extremo-Sul de Porto Alegre

15/11/2014 - 08h02min

Atualizada em: 15/11/2014 - 08h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Na praia do Belém Novo, acesso às águas exige cuidado dos banhistas

Quem não vê a hora de aproveitar o calor nas praias das águas do Guaíba, na Capital, terá que estar atento às armadilhas dos locais de banho. Os dias quentes chegaram com pressa mas os preparativos para o veraneio ainda caminham em marcha lenta nas praias do Lami e Belém Novo, no Extremo-Sul de Porto Alegre.

Nesta semana, o Diário Gaúcho percorreu estes locais para conferir a limpeza e a infraestrutura que está a espera dos banhistas. O início do veraneio está previsto para 15 de dezembro, porém ainda não há sequer data definida para a chegada dos salva-vidas.

O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, o major Roberto do Canto Wilkoszymske, afirma que o assunto deve ser discutido na próxima semana. Faltando um mês para o começo oficial da temporada, há muito trabalho pela frente.

PRAIA DO LAMI

Os banhistas que procurarem a Praia do Lami encontram uma área ampla para banho, porém é preciso atenção ao pisar na área. Aparentemente limpa, esconde fiapos de madeira, pedaços de concretos e pontos de lixo.

A dona de casa Ana Paula Cornélius, 28 anos, o marido, o técnico em lubrificação, Delamar Washington da Rosa, 31, e os filhos Eduardo, sete anos, e  Leonardo, seis anos, reservaram a última terça-feira para aproveitar a calmaria das águas do Lami.

- Eu recomendo aqui, gosto de água doce e também é menos movimentado que praia, tem mais sombras e os preços são mais em conta - disse Ana Paula.

Mesmo aprovando os locais, sabem dos perigos que podem aparecer. Enquanto Eduardo se banhava na água percebeu um caco de vidro no fundo do rio.

Por enquanto, o zelador João Carlos de Oliveira Fraga é a única pessoa que trabalha na praia. Ele é responsável por cuidar dos banheiros, que foram pintados e tiveram os azulejos trocados.

Em termos de infraestrutura, o problema maior está nas churrasqueiras. Nas que estão próximas à pracinha nem o melhor dos assadores consegue fazer o almoço. Totalmente destruída, não tem condições de receber banhistas que pretendem passar o dia.

Isso sem falar no telhado da cobertura, que está parcialmente destruído. Na praça, os brinquedos estão em condições e a grama foi recém cortada. Na terça-feira, quando o DG foi até o local, garis faziam a roçada da orla

DMLU promete roçada diária

Segundo o DMLU, dos quatro banheiros, três estão em funcionamento. No dia em que o DG fez a blitz, identificamos apenas um aberto. De 15 de dezembro até 28 de fevereiro, funcionarão todos os banheiros nos seguintes horários: Lami I, II, III das 8h até as 0h e Lami IV das 8h às 20h.

A roçada da área do Lami, que é competência do DMLU, será iniciada uma semana antes da abertura da operação verão. Quanto à varrição no Lami, no período da operação verão, será executada diariamente inclusive aos domingos.

Calor faz aumentar número de afogamentos

A roçada será feita conforme cronograma já existente, ou seja, a cada dois meses. Quanto as lixeiras, as danificadas serão repostas.

PRAIA DO BELÉM NOVO

Na praia do Belém Novo, os preparativos para o veraneio estão ainda mais atrasados. Mesmo com o movimento de banhistas que já tem sido intenso nos finais de semana de calor, ainda há necessidade de roçada na área de lazer e na orla.

Porém, é o acesso às águas que merece atenção especial dos banhistas. O principal deles é por meio de uma escada de pedras em que os degraus estão incompletos e há limo na superfície, o que pode facilitar um acidente.

Leia mais notícias sobre a orla do Guaíba

Sem previsão do início da presença dos salva-vidas, os pais precisam ter atenção redobrada com as crianças. O lixo também chama atenção. Há carteira de cigarro, embalagens de picolé e bolacha espalhados na grama.

A infraestrutura das churrasqueiras também não é convidativa a um almoço em família. No local, o ponto positivo vai para a conservação dos banheiros, bem pintados, limpos e com chuveiros externos.

Responsáveis por cuidá-los, as zeladoras Guacira Fraga dos Santos e Maria Eloí Justin, já percebem o aumento do movimento de banhistas com a chegada adiantada do calor.

Segundo elas, muitos aproveitam as águas sem se importar com a falta de estrutura. Para quem vem de longe, a praia do Belém Novo tem uma vantagem: junto à orla há parada para ônibus e lotação.

Atenção redobrada até fevereiro

Os banheiros da praia de Belém Novo funcionam das 8h às 20h. Segundo o DMLU, já foi feito um levantamento das atuais condições dos sanitários do Lami e Belém Novo. Se necessário, haverá reparos.

Toda a parte de roçada que cabe ao DMLU deve estar pronta até o fim do mês. A Smam informa que a equipe trabalha no manejo da arborização do Belém Novo e na capina da região, ação que também deve ser finalizada até o fim de novembro.

Com relação às churrasqueiras, o conserto será concluído até o dia 12 de dezembro. A partir da segunda quinzena de dezembro até fevereiro, a atenção com as praias são redobradas, segundo a secretaria, havendo capina a cada 15 dias tanto no Lami quanto no Belém Novo.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias