Porto Alegre



Sem acelerar

Proposta limita a 30 km/h velocidade em áreas centrais de bairros de Porto Alegre

Inspirado em iniciativas no Exterior, projeto deve sair do papel em meados de 2015

29/11/2014 - 04h01min

Atualizada em: 29/11/2014 - 04h01min


Inspirada em iniciativas que deram certo no Exterior, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estuda implantar em Porto Alegre a Zona 30, áreas em que os veículos devem trafegar à velocidade máxima de 30 km/h. Em algumas dessas vias, o limite é de 40 km/h.

Leia todas as últimas de Zero Hora

O projeto, já aprovado pela prefeitura e com verba de R$ 1 milhão do Ministério das Cidades, deve começar a sair do papel até a metade de 2015. Os primeiros pontos a contar com o Zona 30 serão os bairros Rubem Berta, o mais populoso da cidade, São Geraldo, Cristal, São Sebastião e Lindoia. Outros pontos no Moinhos de Vento e Menino Deus também serão avaliados.

Novos pardais e lombadas eletrônicas entraram em operação na Capital
Como é determinada a velocidade máxima das rodovias
Jovens representam 25% dos mortos no trânsito gaúcho em 2014

A ideia é reduzir a velocidade em vias locais e ampliar a segurança de quem circula a pé ou em bicicleta. Placas e uma série de modificações nas vias (veja ao lado) devem indicar para pedestres e motoristas que se trata de uma região especial. As cores da identificação serão diferentes das utilizadas na sinalização de trânsito, uma estratégia para chamar a atenção de quem passa pelo local.

A lista final de vias que participarão da Zona 30 será divulgada em janeiro. A primeira cidade a implantar esse modelo foi Buxtehude, na Alemanha, em 1983. Na próxima semana, começa a funcionar na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias