Porto Alegre



Transporte público

Sem interessados outra vez, prefeitura da Capital apostará em licitação por linhas de ônibus

Daqui a seis meses, o novo edital deverá estar pronto, e o prefeito José Fortunati espera contar com as novas empresas em operação no segundo semestre de 2015

24/11/2014 - 15h20min

Atualizada em: 24/11/2014 - 15h20min


Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 
Leia todas as notícias de trânsito

Mauro Vieira / Agencia RBS
José Fortunati apresentou um plano B para atrair participantes para a próxima concorrência

Pela segunda vez, a licitação do transporte público de Porto Alegre resultou deserta, isto é, não apareceu nenhuma empresa interessada em operar o sistema de ônibus urbanos. As propostas deveriam ser entregues às 14h no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Passados 10 minutos, o órgão de trânsito declarou que o processo não teria concorrentes.

Claramente incomodado com mais um resultado frustrante, o prefeito José Fortunati traçou o que antes da sessão já se falava que seria o plano B. A próxima licitação será por linhas, e não por bacias, como é hoje. A diferença é que uma pequena empresa de transporte poderá decidir operar uma única linha na cidade. Atualmente, há três bacias, que comportam várias linhas, administradas por consórcios de empresas.

- Podemos fazer a terceira licitação, a quarta, a quinta, a milésima. Mas não queremos mais que dê deserta. Então, mudamos o escopo da licitação - ressaltou o prefeito.

Opinião ZH: "A população no meio do confronto"

ATP confirma que nenhuma empresa de ônibus que opera o sistema na Capital participará da licitação

O resultado da alteração de bacias para linhas é que Porto Alegre poderá ter dezenas de empresas diferentes atuando. Já as linhas que não interessarem deverão ser absorvidas pela Carris, que é pública e não participará da licitação.

- Se houver linhas que não interessarem, elas naturalmente migrarão para a Carris. Mas não acredito que a Carris ficará com todas as linhas - afirmou Fortunati, sobre a possibilidade de não haver interessados outra vez e a empresa pública ter de assumir todas as linhas.

A prefeitura espera que em seis meses o edital esteja pronto. A expectativa do prefeito é de que, no segundo semestre de 2015, as novas companhias estejam operando na cidade.

Um ano de discussões sobre o transporte coletivo de Porto Alegre

 

 

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias