Vida e Estilo



Não é bem assim

Sucos Do Bem e picolés Diletto são processados pelo Conar por histórias inventadas

Reportagem da revista Exame denuciou que "vovô Vittorio" e "seu Francesco" não existem

27/11/2014 - 17h10min

Atualizada em: 27/11/2014 - 17h10min


divulgação / Divulgação
Marca de sucos Do Bem e empresa de picolés Diletto vão ter suas situações discutidas pelo Conar

As histórias do nonno Vittorio e do seu Francesco não colaram. Depois de terem suas histórias - inventadas - desmascaradas por uma reportagem da revista Exame, as marcas Diletto e Do Bem foram processadas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Agora, o órgão, que regulamenta a publicidade no Brasil, vai definir se as empresas foram éticas ou não.

Toda a questão foi levantada em outubro, quando a Exame publicou reportagem denunciando que as histórias contadas por marcas brasileiras nem sempre eram inteiramente verdadeiras. Após a matéria, uma consumidora entrou com representação no Conar, pedindo investigação das duas marcas. O órgão aceitou e deve, em 11 de dezembro, julgar as empresas.

Vale lembrar que o Conar não tem força de impor multas ou sanções judiciais. Como agência de autorregulamentação, faz apenas recomendações a empresas em questões referentes à publicidade. Em 36 anos de órgão, as recomendações nunca foram desrespeitadas - ou seja, funcionam como uma ordem.

Nonno Vittorio e seu Francisco não existem

No caso da marca de sucos Do Bem, embalagens afirmavam que as frutas do qual o produto é feito seriam "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir". Na verdade, os sucos são feitos com frutas distribuídas por empresas como a Brasil Citrus, que também vende a matéria-prima para as marcas próprias de supermercados.

Já a marca de picolés Diletto baseia toda sua publicidade na figura de Vittorio Scabin, que seria avô de um dos sócios da empresa, Leandro Scabin. Ele teria migrado da região do Vêneto, na Itália, para São Paulo, por causa da Segunda Guerra. Segundo a história - que não é real -, o "nonno Vittorio" teria trazido para o Brasil a experiência de fazer sorvete artesanal misturando frutas e neve italiana. Só que o avô de Leandro se chama Antônio, veio da Itália ainda criança e nunca fabricou sorvete na vida.

A marca de sucos afirma, em nota, que "todas as histórias são verdadeiras" e "fazem parte dos cinco anos de estrada que a Do Bem está percorrendo". Diz ainda que "com o crescimento da empresa (...) hoje contamos com mais de um fornecedor de fruta para suprir a necessidade do mercado. Mas as pessoas que são especiais em nossa história são destacadas em nossa comunicação". A empresa fabricante dos picolés lembra que entrega "exatamente o que prometemos: um gelato premium, com base importada da Itália, feito com ingredientes nobres e de procedências garantidas" e que "a comunicação da marca (...) foi desenvolvida para reforçar de forma lúdica nosso valores e trabalhou com ingredientes baseados em fatos reais. O personagem Vittorio, fundador da Diletto, é o alterego do Sr. Antonio, avô de nosso sócio".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias