Notícias



Truques na web

Confira 10 dicas para o Google encontrar exatamente o que você quer

Buscador tem diversas opções para facilitar sua vida na hora de procurar alguma coisa na internet

11/12/2014 - 15h08min

Atualizada em: 11/12/2014 - 15h08min


Reprodução / null

Quem nunca usou o Google para achar alguma coisa na internet, seja para trabalho ou lazer? O grande problema é que, muitas vezes, o que aparece na busca não é bem aquilo que procurávamos. Para ajudar a solucionar esse contratempo, elencamos 10 dicas que podem facilitar sua vida na hora de pesquisar alguma coisa na web:

>>> Descubra o que o Google sabe sobre você e aprenda a
controlar essas informações

>>> VÍDEO: aprenda a usar os principais comandos de voz do Google Now

1 - Quer achar uma apresentação em PowerPoint (ppt) sobre algum assunto ou um arquivo no formato PDF e, na busca, aparece apenas blogs e sites que ninguém conhece? Um método fácil para encontrar esses arquivos é escrever "filetype:" seguido pelo formato daquilo que procura. Veja no exemplo:


2 -
Está em busca de uma expressão específica, que ouviu alguma vez e quer descobrir a origem, criador ou algo assim? Barbada! Procure pela frase entre aspas. Veja no exemplo:



3 -
Leu uma palavra e não sabe o que significa, quer entender de onde vem? Ah, o Google pode te dizer, basta escrever "o que é" ou "definição:" antes do termo pesquisado. Veja no exemplo:


4 - Tem dificuldade para encontrar material sobre um assunto dentro de um intervalo determinado de tempo? Utilize o ".." entre um ano e outro. Veja no exemplo:





5 -
Fã de um escritor, um ator ou de um grupo musical e quer encontrar seus livros, músicas ou filmes que atuou? É possível pesquisar de uma maneira simples, coloque "músicas de" e o nome da banda ou "filmes de" e o nome do artista. Veja no exemplo:


6 -
 Procura por palavras apenas nos títulos das publicações e não quando são citadas no meio dos textos? Digite "intitle:" antes dos termos desejados. Veja no exemplo:

7 -
Precisa encontrar uma palavra dentro de um site e o portal não tem buscador interno? Não se desespere. Basta digitar "site:" seguido pelo endereço da página e, em seguida, a palavra que está buscando. Veja no exemplo:






8 -
E quando um parente que mora longe está indo te visitar e você quer saber o horário em que estavam previstas a partida e a chegada do avião? Para que o Google te forneça essas informações, é necessário saber a companhia aérea e o número do voo. Com isso em mãos, digite "voo", o número do voo, e a empresa. Veja no exemplo:

9 - Tem 100 reais e quer saber quanto isso vale em euro? Pelo próprio buscador é possível fazer esse cálculo de conversão de moeda, assim como de unidades de medida, como de metro para centímetro. Para fazer isso, é preciso digitar o número e de qual moeda/medida para qual moeda/medida você quer. Veja no exemplo:



10 - Quer fazer um cálculo, está sem celular e não acha a calculadora do computador? Sem desespero. O Google calcula para você. Basta escrever a equação que deseja desvendar. Veja no exemplo:





>>> Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias