Eleições 2014



Antes da posse

Eleitos do RS são diplomados em Porto Alegre

Cerimônia foi realizada no salão de atos da PUCRS

18/12/2014 - 20h28min

Atualizada em: 18/12/2014 - 20h28min


Juliano Rodrigues
Juliano Rodrigues
Enviar E-mail

Acompanhados de amigos e familiares, os políticos escolhidos pelos gaúchos nas eleições de outubro receberam, na tarde desta quinta-feira, o diploma concedido pela Justiça Eleitoral. Além do governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), do vice, José Paulo Cairoli (PSD), do senador Lasier Martins (PDT) e de seus suplentes, também foram diplomados os 55 deputados estaduais e 31 federais. A cerimônia foi realizada no salão de atos da PUCRS e teve, na maior parte do tempo, um clima de cordialidade entre os eleitos.

Leia mais notícias sobre as eleições de 2014
O perfil dos deputados estaduais eleitos
O perfil dos deputados federais eleitos

O único momento de constrangimento ocorreu quando o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) foi chamado para receber o seu diploma. O parlamentar, que provocou polêmica ao criticar indios e a comunidade LGBT, foi vaiado e ouviu gritos de ordem de parte da plateia, o mesmo público que aplaudiu efusivamente o deputado estadual Pedro Ruas (PSOL). Em resposta, os seus apoiadores vaiaram a atitude dos militantes e os deputados do PP, do PSDB e do PMDB levantaram para aplaudir o ruralista.

Escolhido pelo cerimonial para falar em nome dos eleitos, o governador José Ivo Sartori fez um rápido discurso e lembrou que os políticos precisam trabalhar "para auxiliar a quem mais precisa". Na saída do palco, o peemedebista foi questionado sobre o momento da diplomação e sintetizou:

- É um diploma.

A posse de Sartori está marcada para o dia 1º de janeiro. Já os deputados e o senador Lasier serão empossados no dia 1º de fevereiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias