Notícias



Prejuízos do temporal

Em 21 horas, Porto Alegre registra 81% da média mensal de chuva

Maior acumulado foi em São Luiz Gonzaga, nas Missões, com 119 milímetros

21/12/2014 - 19h04min

Atualizada em: 21/12/2014 - 19h04min


Ricardo Duarte / Agencia RBS
Rua Teodora, zona norte de Porto Alegre, ficou alagada

Mais de 40 milímetros (mm) de chuva em menos de 24 horas já seria mais do que o esperado para qualquer cidade brasileira. O Rio Grande do Sul, neste final de semana, superou os 100 milímetros em várias regiões - por isso os alagamentos, destelhamentos e danos à rede elétrica.

São Luiz Gonzaga, nas Missões, teve o maior acumulado registrado pelas estações automáticas do Inmet em menos de um dia, chegando a 119 milímetros em apenas 21 horas (das 20h de sábado às 17h deste domingo). O índice representa 78% da média prevista para todo o mês de dezembro.

Na Capital, a quantidade de chuva foi menor, de 76 milímetros no mesmo período. No entanto, como a média mensal é menor - de 93,4 milímetros -, o percentual é mais significativo: 81,3%.

AO VIVO: confira os transtornos causados pela tempestade
Cai para 270 mil o número de imóveis sem luz no Estado

Depois de São Luiz Gonzaga, as cidades que registraram maior volume de chuva são Campo Bom, com 99 milímetros, Caçapava do Sul (89mm), Quaraí (83mm), e, empatados, Bento Gonçalves e Rio Pardo (81mm).

Segundo a meteorologista Aline Tochio, do Climatempo, os índices registrados no Estado são preocupantes:

- Acima de 100 milímetros em questão de 24 horas, em qualquer região do Brasil e em qualquer época do ano significa chuva muito forte e certeza de muitos estragos.

Embora pancadas de chuva sejam previstos para esta época do ano, o volume registrado, acompanhado de ventos fortes - a rajada máxima chegou a 129 km/h na Capital -, não é comum. A explicação para isso é a junção do calor de sábado, que ultrapassou os 35ºC, com a chegada de uma frente fria vinda da Argentina neste domingo.

Semana do Natal deve ser nublada e de temperaturas amenas
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Veja como se distribuiu a chuva no RS das 17h de sábado às 17h de domingo:


FONTE: Inmet

Confira imagens dos temporais pelo Estado:



* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias