Notícias



Economia

Quem se adiantar, pode pagar IPTU com desconto de até 22%

Pessoas que optarem por usar o 13º salário para pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) à vista terão a chance de obter descontos interessantes

26/12/2014 - 08h04min

Atualizada em: 26/12/2014 - 08h04min


Arte de Alexandre Oliveira / Agência RBS

Um levantamento feito pelo Diário Gaúcho em Porto Alegre e mais onze cidades da Região Metropolitana aponta que o contribuinte que se adiantar poderá pagar até 22% menos, como é o caso de Canoas, pelo imposto que incide sobre a propriedade imobiliária.
Em Porto Alegre, o imposto sofreu reajuste de 6,56%. O cidadão que quitá-lo até 2 de janeiro terá desconto de 12%, caso contrário poderá parcelar em até dez vezes, sem descontos. Quem não atrasou o pagamento do imposto nos últimos anos receberá ainda mais descontos em Canoas, Gravataí, Esteio e São Leopoldo.
O maior reajuste foi aplicado em Gravataí, de 7%, e o menor em São Leopoldo, de 2,94%. Em Esteio e Guaíba não houve aumento. Veja como aproveitar os descontos no seu município:

Confira os descontos:

PORTO ALEGRE
* O aumento foi de 6,56%.
* É oferecido 12% de desconto para quem pagar até o dia 2 de janeiro.
* Em 2015, não haverá desconto para o mês de fevereiro, e o parcelamento em dez vezes, sem desconto, terá vencimento da primeira parcela em 9 de março.

ALVORADA
*
O aumento do IPTU em Alvorada é de 4,89%.
* Quem pagar entre 18 de fevereiro e 17 de março terá descontos entre 10% e 35%.        
* Os pagamentos também poderão ser parcelados em até 6 vezes sem desconto a partir de 30 de abril.

CACHOEIRINHA
*
O imposto sofreu acréscimo de 6,56% em relação ao ano anterior.
* Se pago à vista até 2 de janeiro, o desconto é de 15%. Caso o pagamento em parcela única seja até 9 de fevereiro, o desconto será de 10%. O pagamento em cota única até 6 de março terá 5% de redução.
* Pode ainda ser parcelado em seis vezes, com o vencimento da primeira parcela em 8 de abril.

CANOAS
*
Os valores serão corrigidos em 6,55%, índice relativo ao IPCA de outubro de 2013 a novembro de 2014.
* Será possível obter até 22,5% de desconto no pagamento. Quem efetuar o pagamento integral até o vencimento da cota única, previsto para janeiro, terá 15% de desconto. O percentual de abatimento pode ser ainda maior de acordo com a adimplência do contribuinte. Quem está há um ano sem débitos no cadastro do imóvel, ganha 2,5% de desconto, há dois anos sem débitos, ganha 5% de desconto e quem está há três anos ou mais sem débitos, ganha 7,5% de desconto.
* O parcelamento pode ser feito em oito vezes, com vencimentos entre abril e novembro, mas sem direito a descontos.

ELDORADO DO SUL
*
Previsão de reajuste de 6%.
* Se for pago em parcela única até 31 de março de 2014, o desconto chega a 20%.
* Parcelas podem ser feitas em cinco vezes. Carnês serão enviados com duas opções de pagamento, tanto a vista quanto em cinco vezes.

ESTEIO
*
Não houve aumento.
* Para quem quitar o valor à vista, até 8 de janeiro, haverá 10% de desconto. Além disso, a Lei do Bom Pagador prevê mais descontos, que podem chegar a 22%, para quem quitou o IPTU em dia nos três últimos anos (8% no primeiro ano, 10% no segundo e 12% no terceiro).
* Parcelamento pode ser feito em até cinco vezes sendo que o vencimento da primeira ocorre em 10 de março.

GRAVATAÍ
*
O índice de reajuste em Gravataí será de 7%.
* A Prefeitura enviou pelos Correios os boletos para pagamento do IPTU, com desconto de 20%, já computado o desconto para o bom pagador de até 10%, com vencimento em 2 de janeiro de 2015, e o com vencimento em 2 de fevereiro, referente ao desconto de 10%.
* O parcelamento pode ser feito em oito vezes após o dia 10 de fevereiro, com a primeira parcela vencendo em 30 de março.
 
GUAÍBA
*
Não tem reajuste.
* Não há desconto à vista e o parcelamento em três vezes com primeiro vencimento para 20 de março.

NOVO HAMBURGO
*
O reajuste foi de 6,5.
* A partir de janeiro serão entregues, via correio, os carnês IPTU 2015 em Novo Hamburgo. Os contribuintes que realizarem o pagamento à vista, em cota única ou em outras modalidades, terão o desconto de 15%, caso paguem até o dia 20 de janeiro. Para os pagamentos feitos até o dia 20 de fevereiro, o desconto será de 10%.
* O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com o vencimento previsto, da primeira parcela, para 20 de fevereiro.

SÃO LEOPOLDO
*
O imposto em São Leopoldo sofreu reajuste de 2,94%.
* Já foram distribuídos os boletos para o pagamento antecipado do IPTU com vencimento de 5 de janeiro. Haverá desconto de 10% pelo pagamento antecipado. Os bons pagadores terão ainda desconto de 8% no valor a ser pago. É considerado nesta situação quem estava em dia a 14 de outubro e que não fez parcelamento para pagar atrasados até 30 de junho. O desconto se eleva para 10% para quem permanece com o pagamento em dia por dois anos e para 12% ao completar três anos.
* Quem não optou pelo pagamento antecipado, receberá carnê podendo ainda pagar em parcela única até 10 de março, com desconto de 7%.

SAPUCAIA DO SUL
*
O reajuste foi entre 6% e 7%.
* Os contribuintes podem ganhar até 20% de desconto no pagamento do imposto à vista até o dia 30 de janeiro.  Já para pagamentos em cota única até 27 de fevereiro a dedução será de 15%, e até 31 de março, 10%.
* O parcelamento pode ser feito em até dez vezes. O pagamento da primeira parcela deve ser feito até o dia 10 de fevereiro de 2015, e da última, até o dia 10 de novembro.

VIAMÃO
*
Índice de reajuste em Viamão será de 6,33%.
* Se pago à vista até 6 de março, terá 30% de desconto. Até 8 de maio, são 15% de desconto. Os boletos para cota única serão enviados pelo correio.
* O pagamento pode ser parcelado em até seis vezes, sem descontos, com parcelas de maio a outubro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias