Ensino Médio
Redação "reprova" 29% das escolas gaúchas no Enem
Estabelecimentos não conseguiram atingir média mínima aceita pelo MEC
Quase um terço das escolas gaúchas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não alcançaram a nota mínima na prova de redação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Dos 1.071 estabelecimentos localizados no Estado com registro no Enem, 314 - o equivalente a 29,3% - não alcançaram a média 500 em uma escala que varia de zero a mil. Esse é o desempenho mínimo exigido pelo MEC para conceder o certificado de conclusão do Ensino Médio a um aluno participante.
O mau desempenho médio dessas instituições, porém, não tem consequências práticas. A comparação com os requisitos mínimos do MEC serve apenas como referência para analisar a qualidade do ensino.
O problema é verificado principalmente na rede pública: entre os 50 estabelecimentos com pior colocação na produção textual, 47 são públicos. Na ponta de cima do ranking elaborado por ZH (o MEC não classifica as escolas por nota), 44 entre os 50 melhores em redação são colégios particulares.
A melhor performance em redação, em todo o Estado, ficou com a Escola de Ensino Médio Mario Quintana, de Pelotas, com média 708, enquanto a nota mais baixa coube à Escola Estadual de Ensino Médio 8 de Agosto, de Candiota, com 332,63.
O MEC também exige uma média mínima de 450 em cada uma das quatro provas objetivas (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e da natureza) para conceder certificados de conclusão do Ensino Médio a um aluno. Apenas 10 estabelecimentos localizados no Rio Grande do Sul ficaram com uma média geral (os resultados de todos os exames objetivos somados e divididos por quatro) abaixo desse patamar.
AS 10 MELHORES
Confira quais são as 10 escolas com melhor desempenho na redação no RS, e suas médias:
Esc. Ens. Médio Mario Quintana, de Pelotas (rede privada) - 708
Colégio Vicentino Santa Cecilia, de Porto Alegre (privada) - 700
Col. Concórdia, de Porto Alegre (privada) - 698,82
Col. Monteiro Lobato, de Porto Alegre (privada) - 695
Colégio Tiradentes da BM, de Pelotas (estadual) - 692,41
Colegio Sinodal, de São Leopoldo (privada) - 689,61
Col. Evangélico Alberto Torres, de Lajeado - (privada) - 683,53
Col. Marista N. Sra. da Conceição, de Passo Fundo - (privada) - 683,08
Colégio Bom Jesus Sevigne, de Porto Alegre (privada) - 681,38
Colégio Militar de Porto Alegre (federal) - 681,23