Notícias



Confiança abalada

Agência Moody's rebaixa nota de títulos da Petrobras

Investigação de corrupção e possível dificuldade com o pagamento de dívidas diminuem a confiança dos investidores

30/01/2015 - 16h37min

Atualizada em: 30/01/2015 - 16h37min


Nesta quinta-feira, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou pela segunda vez a nota de títulos da Petrobras. A decisão foi motivada pelas investigações de corrupção que envolvem a estatal, colocando em dúvida a capacidade de pagamento das dívidas da companhia, que adiou por duas vezes a divulgação do balanço trimestral.

Marta Sfredo: as reputações e os riscos da Petrobras
Novas denúncias podem aumentar perdas com corrupção, admite Graça Foster

A ação cortou todas as notas da petroleira de Baa2 para Baa3. Isto significa  que a estatal está a um passo de perder o chamado grau de investimento, espécie de selo de garantia que à classifica  como boa pagadora.

Excluir perdas do balanço da Petrobras foi decisão do Planalto

- A empresa reconheceu a necessidade de fazer revisões para ajustar valores de ativos em seus relatórios financeiros para refletir pagamentos superfaturados ligados a fraudes. No entanto, a Petrobras falhou em informar com clareza a magnitude desses ajustes. A falta de progresso em revelar o tamanho dos ajustes não é um sinal encorajador para o relatório auditado do fim do ano - destacou a nota da Moody's.

Leia todas as notícias da Operação Lava-Jato

A agência informou que os ratings permanecem sob revisão para possíveis novos rebaixamentos. A Petrobras divulgou comunicado aos seus investidores informando que houve a revisão da classificação de risco e que suas notas permanecem sob análise.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias