Notícias



Diário Não Esquece

Calçadão de Cidreira, no Litoral Norte, ganha rampas de acesso à beira da praia

Prefeitura de Cidreira construiu duas rampas de madeira ao lado das escadas de concreto nas guaritas 183 e 185

15/01/2015 - 07h20min

Atualizada em: 15/01/2015 - 07h20min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Diferente de outras temporadas de veraneio, o segurança Alex Sander Wolff, 29 anos, e a dona de casa Aline Rodrigues, 23 anos, surpreenderam-se ao encontrar uma rampa de acesso ao calçadão, próxima à guarita 185, em Cidreira, no Litoral Norte. Construída há cerca de 20 dias, a estrutura de madeira passou a ser usada por quem antes dependia da velha escada de concreto já engolida pela areia.

No final de janeiro de 2014, a reportagem do Diário Gaúcho mostrou que havia apenas escadarias de concreto para chegar à areia em Cidreira. Cadeirantes e idosos eram os que mais sofriam com a falta de acesso seguro. A escada próxima à guarita 183, inclusive, estava cambaleante.

Moradores e veranistas se queixam da falta de acessos à praia de Cidreira

Para solucionar o problema, a diretora da Secretaria de Obras de Cidreira, Graziela Martins Coelho, conta que a prefeitura decidiu instalar rampas de acesso feitas em madeira e construídas por dois funcionários do órgão, para diminuir os custos. Segundo a diretora, foram gastos cerca de R$ 19 mil na construção das três primeiras rampas, incluindo uma próxima à guarita 183 - onde o Diário Gaúcho flagrou idosos com dificuldades de passagem.

- Até o final desta semana teremos três construídas. A partir de março, construiremos mais três - ressalta a diretora.

Ajuda a todos

Na semana passada, o Diário Gaúcho percorreu a orla de Cidreira e encontrou um problema na rampa que estava sendo concluída na guarita 183. Ela tinha um degrau improvisado que atrapalha a passagem dos pedestres mais desatentos. Graziela garantiu que os funcionários responsáveis pela obra farão reparos na rampa até o final desta semana.

Apesar disso, os veranistas aprovaram as melhorias. Entre eles, os amigos Alex e Aline, veranistas da praia há mais de uma década. Para Alex, a construção das rampas facilitará o acesso, inclusive, para famílias com crianças menores, como a amiga Aline, que costuma ir com o filho Enzo, cinco anos. 

- Antes de construírem este acesso de madeira via pessoas tropeçando na escada e desistindo de descer até a areia. Esta mudança vai ajudar a todos - finaliza Aline.

Leia mais notícias do dia

Curta o Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias