Notícias



Devoção e fé

Centenas de devotos participam de procissão de Navegantes em Porto Alegre

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu do Santuário em direção à paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro da Capital, onde ficará até 2 de fevereiro

18/01/2015 - 20h50min

Atualizada em: 18/01/2015 - 20h50min



Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Centenas de devotos percorreram as ruas de Porto Alegre para acompanhar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, no final da tarde deste domingo. O ato de fé faz parte da Festa de Navegantes, que este ano completa 140 anos. A procissão,  considerada uma das maiores celebrações religiosas do Estado, iniciou por volta das 18h, logo após a celebração da missa de despedida da santa. Até 2 de fevereiro, a santa ficará na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, quando retorna ao Santuário, no Bairro Navegantes. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas por dia visitem a igreja do Rosário durante este período.


Devotos carregaram a santa pelas ruas da Capital
Foto: Luiz Vaz

O trajeto de 5,5 quilômetros, que passou pela avenida Sertório, Presidente Roosevelt, entrou na Farrapos e seguiu pela rua Voluntários da Pátria até a Vigário José Inácio, foi acompanhado pela comerciante, Cristiane da Silva Alves, de 27 anos. Devota de Nossa Senhora dos Navegantes desde criança, este ano fez uma promessa.
- Se eu passasse na prova da autoescola, caminharia na procissão de ida e de retorno levando duas velas de 1,70m - contou.

Mais de 180 mil pessoas são aguardadas

O padre Ricardo Mostardeiro Costa ressaltou o tema do ano "Fé, cultura e solidariedade" e destacou como mensagem principal a alegria do evangelho. Ele antecipou que na procissão de retorno da imagem para o Santuário, no dia 2 de fevereiro, são aguardadas 180 mil pessoas. A caminhada terá trajeto pela avenida da Legalidade e Democracia (antiga avenida Castelo Branco) e será acompanhada pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, que conduzirá uma missa campal.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho
Confira a página do Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias