Entretenimento



A garota do verão

Conheça Vanessa Braga, a menina de Canguçu que chamou a atenção da internet

Candidata fora dos padrões dos concursos de beleza ficou famosa nas redes sociais após desfilar no Garota Verão

25/01/2015 - 09h15min

Atualizada em: 25/01/2015 - 09h15min


Felipe Martini
Enviar E-mail
Felipe Martini / Agência RBS
Vanessa afirma que não esperava tanta repercussão ao participar de concurso

Para muitos uma inspiração, para outros um ato de liberdade, para Vanessa Vöss Braga uma oportunidade de enfrentar seus medos. A menina de olhos azuis e sorriso tímido chamou a atenção da internet e se transformou num viral na última semana ao desfilar de biquíni para mais de 3 mil pessoas na seletiva do Garota Verão em Canguçu.

A estudante de 14 anos, que ficou famosa nas redes sociais, não tem computador, nem internet. Vive com a família numa casa humilde construída por seus avós na região de Cerro da Boneca, zona rural de Canguçu. A paisagem bucólica repleta de plantações e estufas antigas para secagem de fumo fica a mais de 13 quilômetros do centro da cidade, o que impede que o sinal de telefonia e internet chegue à localidade.

Gordofobia: quando o sobrepeso é alvo de intolerância e preconceito
Thamires Tancredi: afinal, quem pode usar biquíni?
Cláudia Laitano: "nossa cultura se choca com corpos de verdade na praia"
Pedro Gonzaga: "eu, gordo, anuncio aqui minha conversão aos libertados"

A ideia para participar do concurso de beleza partiu da mãe.

- Ouvi no rádio sobre o Garota Verão e resolvi inscrever a Vanessa. Ela sempre quis participar. No início, ficou com receio, mas eu expliquei que a gente não pode ter vergonha do nosso corpo. Ela é gordinha, mas é linda - conta Cristina Braga (veja vídeo abaixo).

Vanessa, que foi poucas vezes à praia, comprou um biquíni novo para desfilar em seu primeiro concurso. No centro de Canguçu, escolheu o modelo verde com estampas florais.

- Tenho 1,61m e 70kg, sempre fui cheinha, mas eu me acho bonita. Adoro meus olhos e meu cabelo - revela a menina vaidosa, que adora pintar as unhas de rosa.

O nervosismo de Vanessa foi uma constante durante a semana que antecedeu a disputa e só dissipou-se minutos antes do desfile.

- Cheguei lá e estava tão nervosa. As outras candidatas todas bonitas de corpo, e eu gordinha. Fiquei com um pouco de vergonha. Mas quando eu entrei pra desfilar todo mundo gritou meu nome e me apoiou. Daí, eu relaxei, e a vergonha passou - confessa.

5 frases que as plus size não aguentam mais ouvir
Os 10 mandamentos plus size
Bullying pode impactar o bem-estar da criança a longo prazo
Site se desculpa com Fernanda Gentil após críticas ao corpo da apresentadora

A jovem, que sonha em ser cantora, não esperava que seu pequeno ato tivesse tanta repercussão.

- Não imaginei que iam me notar ou falar de mim. Vi que estava errada. Fui lá e arrasei.

Os passos corajosos de Vanessa em volta da piscina lhe renderam o carinho da cidade e das redes sociais. Na página da prefeitura de Canguçu no Facebook, sua foto teve mais de 10 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos.

Publicação by Prefeitura de Canguçu.

- Espero que não seja só minha filha. Podem ter outras pessoas que pensem: a Vanessa não ganhou mas concorreu. Ela enfrentou o medo, foi em frente. Eu também posso. Vamos pensar assim. Esse é o exemplo - fala orgulhoso Volnei Braga, pai da estudante.

- As pessoas gordinhas tem mais dificuldade em tudo. Desde comprar uma roupa que gosta até aguentar as piadas que nos deixam pra baixo. Eu tinha receio de desfilar de biquíni e enfrentei esse medo. Se eu tivesse que dar um recado pra essas pessoas, diria para elas não darem bola. Que levantem a cabeça e enfrentem - aconselha.

Para os fãs e apoiadores, a menina já avisa:

- Ano que vem, se Deus quiser, vou participar de novo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias