Porto Alegre



Desperdício

Morador da Capital protesta contra vazamento de água tomando banho em buraco

O motorista Amilto Camboim relata que retroescavadeira que deveria consertar buraco acabou piorando problema e agravando o desperdício

31/01/2015 - 19h06min

Atualizada em: 31/01/2015 - 19h06min


Amilto Camboim / Arquivo pessoal
Amilto Camboim, 50 anos, resolveu tomar um banho no buraco inundado como forma de protesto contra o desperdício

Indignado com um buraco que surgiu próximo de sua casa, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, o motorista Amilto Camboim, 50 anos, resolveu fazer um protesto bem-humorado. Testemunha do vazamento de água que começou há quase uma semana no local, o morador afirma que ele e seus vizinhos têm feito ligações constantemente para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) relatando o problema e cobrando uma solução.

Vazamento de água provoca lentidão no trânsito na região do aeroporto
Saiba por que falta água no país e quais são as consequências

Quando uma equipe do Dmae chegou para resolver o problema, porém, ele relata que a situação se agravou. O cano rompido que deixava água correndo desde domingo na Alameda Elízio Telli foi consertado na quarta-feira. Para fazer o serviço, os funcionários do órgão teriam aberto um buraco no local.

Quando foram fechá-lo, no entanto, teriam sido registrados mais problemas. Amilto relata que o Dmae chegou com uma retroescavadeira na madrugada de quinta-feira para tapar o buraco. Realizada à noite, porém, a ação acabou resultando em mais um rompimento, que desde então só tem piorado, segundo ele.

- O buraco está aumentando, a água continua vazando. Está pior que antes. Ficamos indignados com esse desperdício - afirma o motorista.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

O Dmae, através de sua assessoria de imprensa, não confirma que uma ação do órgão tenha sido responsável pela volta do vazamento. Conforme o departamento, a equipe de pavimentação, que foi tapar o buraco na quinta-feira, detectou que a água continuava vertendo no local e, assim, comunicou os responsáveis pelo conserto.

Conforme Amilto, foram feitas inúmeras ligações ao Dmae para que o problema seja resolvido, mas nenhuma equipe chegou ao local na quinta e na sexta-feira. Cansado de esperar, ele resolveu protestar tomando um banho no buraco inundado.

O morador avalia que o buraco tenha aproximadamente 1 metro de profundidade e 3 metros de comprimento. Além de protestarem contra o desperdício, ele e seus vizinhos também têm tido dificuldade em passar pelo local.

A assessoria de imprensa do Dmae informou o caso ainda não foi resolvido porque outros problemas - como o vazamento em uma grande adutora entre as ruas  Sarmento Barata e 18 de Novembro - tiveram prioridade sobre o caso na Lomba do Pinheiro, considerado de baixa intensidade. O registro está na fila de atendimentos do órgão, e a expectativa é de atendê-lo nos próximos dias.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias