Notícias



Acidente em Maquiné

Polícia ouvirá integrantes do grupo de rapel a partir da próxima semana

Uma das vítimas segue internada em Porto Alegre. Após cirurgia realizada ontem, o médico Roberto Schuster passa bem

27/01/2015 - 12h40min

Atualizada em: 27/01/2015 - 12h40min


Bruno Alencastro / Agencia RBS
Resgate dos corpos levou todo o dia de segunda-feira

A tomada de depoimentos das vítimas do acidente em Barra do Ouro para esclarecimentos dos fatos que levaram à morte de dois homens ocorrerá a partir da próxima semana.

Segundo o delegado responsável pela investigação Heraldo Guerreiro, da Polícia Civil de Osório, foi aberto hoje o inquérito para estabelecer o que efetivamente aconteceu:

- O inquérito busca a veracidade dos fatos. Não é criminal para responsabilizar um culpado, mas para esclarecer a verdade dos fatos.

"Todos que desciam caíam nas pedras", diz homem que caminhou 15 horas
Entenda como foi o acidente em Maquiné

Guerreiro não soube precisar se ocorreu perícia no local após o acidente. Disse que, a partir de hoje, será realizada perícia nos equipamentos de rapel e no material coletado nos corpos das vítimas.

- O resultado da necropsia realizada pelo Instituto Médico Legal de Osório será fundamental para a investigação - diz o delegado.

A espera leva em conta o fato de que alguns dos envolvidos no acidente seguem medicados e um deles está internado.

O médico Roberto Schuster, 73 anos, que estava no hospital de Tramandaí, foi transferido nesta segunda-feira para o Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Na tarde desta segunda-feira passou por uma cirurgia devido a fraturas no púbis e fêmur. Segundo o advogado Gomercindo Daniel Filho, amigo da família, o quadro é estável e o médico passa bem.

Confira todas as últimas notícias sobre o acidente em Maquiné
Em dois meses, ataques de abelhas provocaram a morte de três alpinistas no país
"Fiquei machucado da cabeça aos pés", diz sobrevivente do ataque
Grupo de rapel havia sofrido incidente na mesma cascata em 2010

GALERIA: os trabalhos de resgate dos corpos


 O acidente

O acidente aconteceu quando o grupo descia uma cascata de 130 metros de altura e as abelhas atacaram, por volta das 15h deste sábado. Na tentativa de fugir do enxame, um deles teria cortado a corda do equipamento e o outro fez uma descida brusca e não acionou os freios. Os demais conseguiram descer, mas também ficaram feridos. Morreram Jean Carlos Machado Lopes, 41 anos, e Ronei Marcelino Pinto, 48.

Dentre os cinco sobreviventes, Maicon Silva da Silva, 31 anos, e Luciano de Souza caminharam por 15 horas no mato para pedir resgate. Os outros três sobreviventes, identificados como Flavio Rodrigo da Rosa Lopes, 37 anos, João Batista Moreira Dias, 42, e Roberto Schuster, médico de 73 anos que liderava o grupo, ficaram no local aguardando o resgate, que chegou por volta do meio-dia de domingo. Até as 6h30min desta segunda apenas Schuster permanecia internado no Hospital de Tramandaí.

Veja imagens do resgate em Maquiné:


Oficial explica como foi o resgate:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias