Notícias



Litoral Norte

Projeto Bê-a-Bá do Surf forma pequenos surfistas em Balneário Pinhal

Aulas grátis de surfe para crianças ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro, em Balneário Pinhal e Magistério, no Litoral Norte

17/01/2015 - 08h02min

Atualizada em: 17/01/2015 - 08h02min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Uma olhada fixa na prancha de surfe antes de acariciá-la com parafina, para manter os pés firmes sobre ela. A tremedeira na hora de colocar sozinho o leash (corda com velcro que prende a prancha ao surfista) na perna esquerda. E é chegada a hora de enfrentar pela primeira vez o desafio de manter-se de pé sobre a prancha no mar. Segundos que pareceram uma eternidade para Nuno Silveira Prieto, nove anos, que ao lado de outros pequenos iniciantes no esporte fez sua primeira aula prática do projeto Bê-a-Bá do Surf, em Balneário Pinhal, no Litoral Norte, na semana passada.

Este é o sexto ano do projeto gratuito que já formou mais de 400 surfistas mirins, com idades entre sete e 14 anos, na região. Custeada pela prefeitura, a iniciativa tem parceria com a Associação de Surf de Balneário Pinhal (Aspi), a Associação de Surf de Magistério e o comércio local. Há dois anos, são criadas turmas em Magistério e Pinhal. As aulas ocorrem na beira da praia, de segunda à sexta-feira. Os alunos recebem uniforme, prancha soft (mais leve e apropriada para quem é iniciante) e lanche (suco e barra de cereal) ao final de cada aula.

- O objetivo é formar novos surfistinhas e espalhar a filosofia principal do surfe: ter respeito pelo meio ambiente e, principalmente, pelo próximo, seja dentro ou fora da água - explica o professor Marne Alvares Sieben, surfista há 30 anos.

Na tarde em que Nuno estreou no surfe, acompanhado do professor, chovia fraco e ventava. Para Marne, o dia ideal para a prática porque não havia sol forte. Para Nuno, motivo para bater o queixo depois de sair da água. Nem assim o guri deixou de experimentar algumas vacas (quedas, na gíria dos surfistas). Na primeira tentativa, Nuno deslizou ainda deitado. Os olhos arregalaram, mas o sorriso era de satisfação.



Nuno deslizou faceiro até quase encontrar a orla

A segunda foi mais desafiadora. Concentrado, Nuno chegou a subir, mas desequilibrou e tombou. Foi na terceira, e última tentativa antes de voltar para a areia, que o guri conseguiu o que queria. Depois de ouvir os conselhos de Marne, Nuno encontrou a onda certa, ficou em pé em segundos e, de braços abertos para ter estabilidade, deslizou faceiro até quase encontrar a orla.
- A sensação que eu tive foi "já tô no ar!", "tô voando!" - comentou.

 
Nuno sorriu ao entrar sozinho no mar pela primeira vez
Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

"Quero ter a minha própria prancha!"

Antes de subir na prancha, Nuno e os colegas tiveram orientações na areia em duas aulas teóricas. Pelas próximas duas semanas, eles ainda deslizarão mais vezes até receberem o certificado de conclusão do curso. E eles poderão voltar em 2016 para novas aulas. Mas Nuno, que é fã do brasileiro atual campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, garante que o Bê-a-Bá foi só o início.

- Quero ter a minha própria prancha! - concluiu o guri.

- O Nuno nunca teve medo da água. É abusado e atrevido mesmo. Gosta tanto de ficar no mar que a gente precisa pedir para ele sair - comenta a mãe, a cuidadora de idosos Mônica Silveira, 44 anos.


Novas turmas
l Na primeira semana de fevereiro, haverá inscrição para mais turmas em Pinhal e Magistério.
l As aulas serão oferecidas durante três semanas de fevereiro.
l As aulas ocorrem duas vezes por semana para cada turma.
l São 20 vagas para Balneário Pinhal e outras 20 para Magistério.
l Informações pelo e-mail smej@balneariopinhal.rs.gov.br ou pelo fone: 9740-6040, com Gustavo.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho
Confira a página do Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias