Trânsito



Alfredo Wagner

Quem são as nove vítimas do acidente com ônibus em SC

Corpos são velados em Carazinho, Soledade e Passo Fundo

12/01/2015 - 13h07min

Atualizada em: 12/01/2015 - 13h07min


Bruna Scirea
Enviar E-mail
Guto Kuerten / Agencia RBS
Acidente ocorreu na BR-282 em Alfredo Wagner, na serra catarinense

As nove vítimas do acidente com ônibus da Reunidas na BR-282, em Alfredo Wagner, Santa Catarina, estão sendo veladas nesta segunda-feira em Carazinho, Soledade e Passo Fundo. Nesta manhã, pelo menos oito dos 21 feridos já haviam recebido alta dos hospitais em que estavam internados.

Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)

O motorista do ônibus da Reunidas havia sido contratado pela empresa em dezembro de 2014. Como em outro anos, Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos, complementava o quadro de funcionários durante a temporada, época do ano que um maior número de passageiros se deslocam ente o norte do Rio Grande do Sul  e o litoral catarinense.

Machado morava em Passo Fundo, era casado com Rebeca Maria Salleiro Machado e pai de Thiago Salleiro Machado. Motorista experiente, ele já havia trabalhado na Reunidas em outras temporadas e, no ano passado, foi funcionário da Bortolin Turismo, também de Passo Fundo.

- Era uma pessoa bem tranquila e muito responsável, tanto com seus colegas, quando em relação ao horário de trabalho. Quando fizemos os testes de seleção com ele, destacou o seu cuidado e a sua paciência na direção. Por isso, o contratamos para fazer o transporte escolar, para trabalhar com crianças - afirma Jeferson Osmar da Silva, gerente da Bortolin Turismo.

De acordo com a o departamento de Recursos Humanos da Reunidas, Machado tinha curso de direção defensiva e de manuseio de produtos perigosos. O velório do corpo de Machado está sendo realizado no Memorial da Paz, em Passo Fundo. O enterro está previsto para as 17h30min desta segunda-feira, no Cemitério Vera Cruz.
 
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)

Natural de Soledade, onde era conhecido pelo apelido Cavoio, Arlindo Biermann Rosa, 65 anos, se deslocava para Florianópolis, onde passaria cerca de dez dias de férias com a família. Como já não havia lugar no carro da família, o idoso partiu no ônibus da Reunidas.

Conforme sobreviventes do acidente teriam contado para a família, ele teria se levantado no momento em que o motorista teria pedido ajuda - há relatos de que o condutor ônibus teria anunciado que estava passando mal, instantes antes do acidente. Conforme familiares, passageiros sabiam que se tratava de Arlindo, pois ele estava vestindo uniforme da empresa em que trabalha como motorista de transporte escolar - era seu costume viajar trajado como profissional.

Arlindo seria aguardado no terminal de Canasvieiras, em Florianópolis, pelo genro Leco, pela única filha, Ana Flávia Rosa Borges, e pela esposa, Genecy Rosa. Por volta das 8h30min, os familiares chegaram à rodoviária e não o encontraram. For por meio da imprensa que, então, ficaram sabendo do acidente.

Segundo o genro, Cavoio será lembrado por ser uma pessoa alegre, brincalhona, que se dava bem com todos que o cercavam.

- Para mim, ele era mais do que um sogro, era um irmão - resume Leco.
O velório ocorre em Soledade. O enterro está previsto para a tarde desta segunda-feira no Cemitério Municipal de Soledade.

Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo)


Foto: Arquivo Pessoal, Reprodução Facebook

Ilaine era vendedora da loja Schumman, em um shopping de Passo Fundo. Na tarde do sábado, Ilaine foi se despedir dos colegas, pois viajaria de férias com a irmã Loreci Kurz. O destino era Florianópolis, onde mora outra irmã. Loreci ficou ferida no acidente e está internada no Hospital Universitário de Florianópolis.

Ilaine era natural de Ibirapuitã, cidade distante 60 km de Passo Fundo, onde será velada e enterrada. O velório será realizado na comunidade Santos Vaz, no interior do município. O sepultamento está marcado para as 9h de terça-feira.

A vendedora era solteira e não tinha filhos. Na loja, onde trabalhava há cerca de um ano, era muito querida por colegas e clientes. O gerente do estabelecimento, João Alberto Gai de Souza, afirmou que Ilaine era um exemplo de profissional, e conquistava todos com seu bom humor e companheirismo.

- A loja estava aberta no domingo, quando soubemos que ela estava no ônibus. Ficamos muito abalados e pedimos autorização do shopping para fechar _ relatou Souza.

O estabelecimento segue fechado nesta segunda-feira, para que os funcionários possam comparecer ao velório da colega. A loja reabrirá amanhã.

Natália Anhaia da Silva, 15 anos (Soledade)


Seria a primeira vez que Natália Anhaia da Silva, 15 anos, passaria férias em Florianópolis. Natural de Passo Fundo, a adolescente morava em Soledade, de onde partiu na companhia de uma prima para a capital catarinense.

De acordo com o tio, Alexandro Antunes, que teve a filha ferida no acidente, a dor da família é ainda maior por se saber que se tratava de uma pessoa jovem.

- É muito mais difícil quando é uma pessoa tão nova. Ela nunca fez festa, nunca viajou, não aproveitou a vida porque não deu tempo - lamenta.

O corpo de Natália está sendo velado desde as 3h desta segunda. O enterro estava marcado para as 11h no Cemitério Municipal de Soledade.

Pedro Paulo Schawb, 43 anos (Soledade)

Pedro Paulo Schwab, 43 anos, era pedreiro em Soledade e havia se casado com Maria Adriana Schwab dois dias antes do acidente. Ele morreu na hora, e a mulher, funcionária de uma loja em Soledade, foi socorrida com ferimentos leves. Ela recebeu alta do hospital e, nesta manhã, acompanhava o velório do marido.

O casal viajava de Soledade para Florianópolis - onde passariam duas semanas de lua de mel na casa de parentes. Pedro Paulo não tinha filhos além do enteado e, de acordo com o cunhado José Lopez, será lembrado por familiares como uma pessoa trabalhadora e atenciosa. O enterro está previsto para as 15h, no Cemitério Municipal de Soledade.
 
Rubiane de Castro Carvalho, 29 anos (Passo Fundo)


Foto: Arquivo Pessoal, Reprodução Facebook

Rubiane trabalhava na rede de lojas gaúcha Grazziotin há seis anos, onde atuava como gerente fiscal. A jovem viajava com a filha Rarayane, de 12 anos, para visitar familiares em Florianópolis. A menina foi encaminhada para o Hospital Regional de Florianópolis.

O corpo de Rubiane está sendo velado em capela no bairro Maggi de Césaro, em Passo Fundo.
 
Marione Kochenborger, 46 anos (Carazinho)


Foto: Arquivo Pessoal, Reprodução Facebook

Marione Kochenborger era funcionária do Banrisul há cerca de 20 anos. Natural de Carazinho, deixou a cidade natal para passar as férias com filha, irmã e sobrinho, na praia dos Ingleses, em Florianópolis, onde haviam alugado um apartamento.

Entre as vítimas do acidente, também está Rosane Schneider, irmã de Marione. A filha da vítima, Mariana Marks, 14 anos, teve fratura no braço, mas já deixou o hospital e retorna para o enterro da mãe e da tia. O sobrinho, Victor Schneider, 14 anos, está internado, em estado regular, mas não receberá alta para acompanhar os cortejos.

De acordo com a irmã Ivana Kochenborger, Marione será lembrada pela atenção com que tratava familiares e amigos. Além de Mariana, Marione também era mãe de Bruna Marks, 17 anos.

- Era uma irmãzona e uma mãezona que não tem como descrever. Sempre muito prestativa e solidária com quem estava à sua volta - define Ivana.

Rosane Kochenborger Schneider, 51 anos (Carazinho)


Foto: Arquivo Pessoal, Reprodução Facebook

Irmã de Marione, também vítima do acidente, Rosane Kochenborger Schneider, 51 anos, morava em Carazinho, onde trabalhava fazendo doces e salgados para venda. Casada com José Luís Schneider, Rosane teve dois filhos: Gustavo, 22 anos, e Vitor, 14, que está hospitalizado em Santa Catarina e não terá alta para acompanhar o enterro da mãe.

Rosane viaja com a família para passar férias em um apartamento alugado na praia dos Ingleses, em Florianópolis. Ela será lembrada pela família como uma mulher batalhadora.

- Estava sempre muito alegre. Era amiga de todos, irradiava luz por onde passava. Não tinha quem não gostasse de Rosane. Para ela, tudo era felicidade - define a irmã Ivana Kochenberg.
 
Marilaine Teixeira Schroeder, 31 anos (Passo Fundo)

Natural de Passo Fundo, Marilaine morava com o marido há seis anos em Florianópolis, onde era atendente de farmácia. Ela havia permanecido na cidade gaúcha nos últimos 22 dias para celebrar as festas de final de ano. O marido havia retornado à capital catarinense uma semana antes.

Conforme o irmão, João Teixeira, 43 anos, ela teria tentado comprar a passagem para a sexta, mas já estava lotado. Acabou ficando com um bilhete do sábado, justamente no ônibus acidentado. Marilaine foi levada ao Hospital Regional de Florianópolis, mas, segundo informações da família, já estava sem vida ao chegar no local.

O velório corre no Memorial da Paz, e o enterro está marcado para as 14h no Cemitério Vera Cruz, em Passo Fundo.

Em gráfico, entenda como ocorreu o acidente:

Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:


Veja imagens do acidente:



 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias