Notícias



Prevenção

Anticoncepcionais de baixa dosagem são recomendados para adolescentes

19/02/2015 - 08h01min

Atualizada em: 19/02/2015 - 08h01min


Reprodução / Reprodução

Os anticoncepcionais de baixa dosagem para adolescentes são considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles podem ser utilizados de forma segura por jovens saudáveis, mesmo que haja irregularidade menstrual e anovulação (ausência de ovulação provocada artificialmente ou não).

Leia outras colunas de Falando de Sexo

Alguns veem o uso destes anticoncepcionais de baixa dosagem na adolescência com preconceito, por acreditarem que ele pode estimular o jovem a começar a fazer sexo precocemente, mas estudos demonstram que a diminuição da idade da primeira relação é um fato.

Os motivos da negligência do uso de contraceptivos também envolvem a crença de que não há risco por ser o encontro sexual apenas eventual e a constatação de que muitas adolescentes não admitem a atividade sexual para a família.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

Assim, a fim de prevenir uma gravidez indesejada durante a adolescência, a OMS indica o contraceptivo de baixa dose hormonal, que oferece risco de gravidez menor do que 1%, enquanto o preservativo masculino, embora com eficácia contraceptiva menor, deve ter o seu uso sempre estimulado para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias