Porto Alegre



Quatro anos depois...

Ciclista é atingido por táxi durante ato do Massa Crítica na Cidade Baixa

Grupo promovia terceiro protesto para lembrar os quatro anos do atropelamento coletivo ocorrido na Capital

27/02/2015 - 23h34min

Atualizada em: 27/02/2015 - 23h34min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Divulgação / Brigada Militar

A terceira e última manifestação do Massa Crítica para lembrar os quatro anos do atropelamento coletivo de ciclistas na Capital terminou em confusão na noite desta sexta-feira. Segundo a Brigada Militar, um ciclista foi atingido por um táxi, gerando revolta nos manifestantes, que depredaram o veículo. Ninguém se feriu com gravidade.

O tumulto aconteceu às 20h na esquina das ruas Lima e Silva e André da Rocha, na Cidade Baixa, quando mais de 300 ciclistas, segundo a BM, promoviam um protesto.

Quatro anos após atropelamento de ciclistas, avanços ainda são tímidos

De acordo com o registro policial, o taxista teria avançado quando a sinaleira abriu, mas não respeitou a barreira que o grupo criou e acabou atingido um dos ciclistas que fazia a frente da manifestação. Ele foi arremessado contra o parabrisa do veículo e encaminhado para atendimento, mas teria sofrido apenas escoriações leves.

Após o atropelamento, os ciclistas partiram para cima do táxi e o motorista, assustado, teria deixado o local a pé. O carro foi apedrejado e teve pneus furados.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Trânsito (DPTRAN) de Porto Alegre que deve investigar as circunstâncias do acidente. Segundo os policiais, o taxista prestava depoimento às 23h. Nenhum dos envolvidos teve o nome divulgado.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

ENTENDA

A Massa Crítica é um passeio organizado por ciclistas que, na Capital, tradicionalmente é realizado na última sexta-feira de cada mês. O objetivo é a defesa do uso da bicicleta como meio de transporte.

Há quatro anos, na última sexta-feira de fevereiro de 2011, um motorista atropelou um grupo que realizava o ato na Cidade Baixa. O acusado, Ricardo Neis, deve ir a júri popular.

Nesta semana, outros dois atos foram realizados para lembrar o fato: na quarta-feira houve um protesto pedindo por uma resolução no processo. Na quinta-feira, um grupo realizou a Pedalada Pelada, quando alguns ciclistas pedalaram sem roupas e parte do grupo usava máscaras com o rosto de Ricardo Neis.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias