Notícias



Seu problema é nosso!

Comerciantes de Sapucaia do Sul transformam terreno com lixo em jardim

A paisagem da Rua Valdemiro Rodrigues Machado, na Vila Vargas, agora está colorida

26/02/2015 - 07h02min

Atualizada em: 26/02/2015 - 07h02min


Montagem / Arquivo Pessoal
Como era e como está o terreno na Rua Valdemiro Rodrigues Machado

Desde que o casal Cisiele Campana da Silva, 26 anos, e Cristiano Aguiar da Silva, 31 anos, abriu seu comércio na Vila Vargas, em Sapucaia do Sul, há um ano e meio, passou a conviver com uma vizinhança nada agradável: um terreno baldio próximo que servia para o descarte irregular de lixo. O problema era crônico.

- Era resto de obra, geladeira, sofá, bicho morto. No verão era horrível. A prefeitura limpava a cada 15 dias e já tinha gente jogando lixo - recorda Cristiano.


O casal Cristiano e Cisiele idealizadores do projeto. Foto: Arquivo Pessoal

Da insatisfação surgiu uma iniciativa simples, barata, e que vem dando resultados. Numa das últimas limpezas, Cisiele teve a ideia de arrecadar pneus, pintá-los e transformar o lixão num grande jardim. Há cerca de duas semanas, um mutirão foi feito e a paisagem da Rua Valdemiro Rodrigues Machado começou a ser modificada. As redes sociais ajudaram na mobilização da comunidade.

- Começamos com oito pneus e já temos 33 pintados. A maioria das plantas e dos pneus foi doada - explica Cisiele.

Enquanto as mudas de árvores frutíferas crescem (há, ainda mudas de flores, arruda, boldo, entre outras plantas), a região ganha novos cuidadores do ambiente, que fiscalizam para evitar que novos descartes de lixo ocorram. Para manter o jardim bonito, há até um revezamento para irrigar as plantas.

- O mais legal de tudo foi que os vizinhos se motivaram. Já ouvimos até as crianças que passam por ali comentando sobre a mudança - conta a comerciante.

Leia todas as notícias do Diário Gaúcho

Curta a página do DG no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias