Vida e Estilo



Começou 2015

Como organizar as finanças para o ano depois do Carnaval

Gastou demais e está com medo de se endividar? Com um pouco de planejamento, sair de uma situação financeira penosa fica mais fácil

19/02/2015 - 15h43min

Atualizada em: 19/02/2015 - 15h43min


Porthus Junior / Agencia RBS

Com a última nota dada às escolas de samba do Rio, começou o ano... e é hora de se lavar de toda a purpurina e focar nas dívidas que você provavelmente contraiu para tocar o terror entre o final do ano e o Carnaval.

Por isso, nada mais justo do que pensar nas resoluções de ano novo e encarar sua gastança de frente.

Quem dá alguns conselhos a respeito é Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin) e autor de títulos sobre o assunto como Terapia Financeira, Eu Mereço Ter Dinheiro e Livre-se das Dívidas.

Dicas de economia para a jovem moderna
ZH explica por que a inflação disparou no início de ano

1. Mude a situação AGORA
Se você gastou demais, tente ao máximo lembrar de tudo e faça uma planilha. Caso seus gastos não possam ser compensados vivendo de maneira mais frugal por algum tempo e você realmente precisar se endividar para pagar tudo, negocie. Veja quais pagamentos podem ser postergados sem a incidência de juro ou busque linhas de crédito que ofereçam juros mais baixos, evitando a cobrança abusiva sobre limite de cheque especial ou saque de cartão de crédito.

2. Baixe a cabeça e planeje
Você sempre ouviu essa dica e nunca pensou em colocá-la em prática? Na hora do desespero, a disciplina é o que salva: liste todas as suas despesas fixas e variáveis e avalie de forma realista a sua situação financeira. Você pode gastar? Tem pendências? Identifique seus excessos (as compras supérfluas no supermercado, serviços contratados que você acha que um dia, talvez, quem sabe, vá usar) e parta para a ofensiva.

3. Defina seus objetivos
Primeiro, desafogar o orçamento e pagar tudo o que deve. Mas... e depois? E aquela viagem que você sempre sonhou em fazer? A troca do carro, a reforma da casa que você vem adiando ano depois de ano? Trace metas de curto, médio e longo prazo, envolvendo a família se for o caso. Incorpore o valor mensal necessário para a realização desses objetivos ao seu orçamento e subtraia o valor da receita. Dessa vez, faça para valer.

Preço dos alimentos assusta quem vai às compras
Quais produtos podem sofrer reajustes nos próximos meses
Todas as notícias de Vida & Estilo

Para depois de sobreviver às dívidas

Compre tudo o que puder à vista
Você acha que não, mas paga mais caro em prestações, segundo o especialista. Quem pesquisa o melhor preço, por sua vez, paga menos e pode, talvez, comprar à vista com desconto.

PEÇA desconto
Se um produto custa R$ 1 mil e pode ser parcelado em 10 vezes de R$ 100, não custa barganhar um descontinho de 10% ou 20% na loja.

Pense no futuro
Quando pingar o mês, 10% vai para a poupança. Isso ajuda a garantir independência financeira e, com o tempo, o dinheiro pode ser aplicado em um plano de previdência privada para complementar o INSS.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias