Crise elétrica
Governo avalia ampliar a duração do horário de verão
Possibilidade é analisada diante do cenário atual de crise do setor elétrico e com os índices de chuva
O Ministério de Minas e Energia informou nesta quinta-feira que, para economizar energia, o governo estuda ampliar o período do horário de verão este ano, que terminaria no dia 22 deste mês.
Segundo informações do Jornal Nacional, a possibilidade é analisada diante do cenário atual de crise do setor elétrico e com os índices de chuva abaixo do esperado nos últimos meses.
Quais as vantagens de ampliar o horário de verão
O horário de verão está em curso desde o dia 19 de outubro em 11 Estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. Com uma possível ampliação do horário de verão, o governo espera reduzir em 4,5% o consumo de energia no horário de pico.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, uma avaliação deve ser feita no dia 12, para depois decidir se a medida será aprovada ou não.
Na entrevista ao Jornal Nacional, Braga também afirmou que, para enfrentar o problema da falta de chuvas, contará também com a energia gerada pela termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que tem potência instalada de 640 megawatts.
* Zero Hora