Notícias



Sem rivalidade

Gre-Nal em família e com muito amor em Poço das Antas

No município, a 98km de Porto Alegre, família dá exemplo de boa convivência entre gremistas e colorados

28/02/2015 - 08h02min

Atualizada em: 28/02/2015 - 08h02min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
O galo gremista e galo colorado convivem em harmonia

Em Poço das Antas, distante 98km de Porto Alegre, terra que em 2011 ganhou o título de cidade mais gremista do mundo, um galo e uma galinha de gesso disputam a atenção de quem passa pela frente da casa do fanático torcedor do Inter conhecido como Colorado. Ali, vive uma família inteira de torcedores do Inter, liderados pelo agricultor aposentado Inácio Flach, 84 anos, e com uma única gremista, a nora dele Alícia Sbiering, 49 anos. Enquanto o galinho veste a camiseta vermelha, a galinha usa azul.

- Aqui, quem manda é o galo! E ele é colorado - brinca Laércio Flach, 49 anos, filho de Inácio e marido de Alícia.

- Ele pode achar, mas é a galinha quem cuida de verdade do galinheiro - responde a mulher.

Um respeita a paixão do outro

Há dois anos, quando Inácio foi diagnosticado com Alzheimer, Alícia tornou-se a cuidadora oficial do sogro - que viuvara um ano antes. Disposta a dedicar-se integralmente a Inácio, ela mudou-se com o marido para a casa cujas cores vermelho e branco estão por toda a parte desde 1965. Paredes, móveis e utensílios domésticos lembram o Inter, a maior paixão de Inácio. Alícia, que se diz torcedora fervorosa do Grêmio, respeita o amor do marido, do sogro e até do neto Nicholas, três anos, que de tanto ouvir falar do Inter virou mais um colorado da família. Na cidade de 2 mil habitantes, poucos lembram o verdadeiro nome de Inácio. Mas se perguntar onde mora "o Colorado", todos indicarão o sítio identificado pelo apelido do agricultor.

- Quando comecei a namorar o Laércio, Seu Inácio me olhava meio torto. Mas sempre foi muito educado, apesar do fanatismo. Aos poucos, nos tornamos amigos - comenta Alícia, aos risos.

Lucidez quando ouve o nome do Inter

Hoje, os raros momentos de lucidez de Colorado costumam ocorrer quando alguém fala do Inter ou quando passa na televisão uma partida do time do coração.

- Eles são os melhores - balbucia Inácio, sorrindo, antes de voltar para o seu próprio mundo.

Em 2011, quando Poço das Antas liderou no site oficial que cadastra gremistas o ranking das cidades com mais tricolores em proporção ao número de habitantes, Seu Inácio e os filhos suportaram as cornetas vindas de todos os lados. A casa manteve-se nas cores do Inter mesmo quando uma enorme bandeira gremista foi hasteada no Centro da cidade.

Neste domingo, no horário do jogo, Inácio e Alícia estarão lado a lado para torcer. Independentemente do vencedor, Alícia garante que a relação entre o colorado e a gremista não muda.

- Seu Inácio jamais brigou com um gremista por conta do time. Apenas ficava chateado com as cornetas. Entre nós, o carinho vence qualquer disputa entre Grêmio e Inter - afirma.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias