Notícias



De olho no mosquito da dengue!

Bairro Santa Tereza, na Capital, receberá aplicação de inseticida nesta terça-feira

Confirmação de um caso de dengue contraída em Porto Alegre motivou a ação

03/03/2015 - 07h07min

Atualizada em: 03/03/2015 - 07h07min


Betina Carcuchinski / Divulgação

Funcionários da Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre farão nesta manhã aplicações de inseticidas no Bairro Santa Tereza. Na quarta-feira, será a vez do Sarandi. No Santa Tereza, a aplicação ocorrerá num raio de 150m da casa dos pacientes. No Sarandi, a distância será menor: um raio de 50m.
A ação deve-se à confirmação de um caso de dengue contraída na Capital, divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. Um morador do Bairro Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre, foi o primeiro paciente que contraiu dengue na Capital em 2015. Os sintomas iniciaram em 21 de fevereiro e o caso foi confirmado seis dias depois. 

Seis casos de dengue na Capital

Além do primeiro caso autóctone (contraído no local) de dengue em Porto Alegre, mais três casos importados foram confirmados na sexta-feira na cidade. Dois pacientes são moradores do Estado de Goiás e estão em visita a Porto Alegre. A outra paciente é moradora do Litoral Norte gaúcho, mas passou por Porto Alegre, no Bairro Sarandi. Em 2015, foram confirmados seis casos importados de dengue em Porto Alegre.
Outros casos autóctones ocorreram em 2010, 2011, 2013 e 2014. Em 2012, não houve transmissão autóctone (apenas casos importados).


Fique por dentro
* A dengue é uma doença transmitida por um vírus e tem como principal vetor o mosquito Aedes aegypti.
* Em Porto Alegre, este mosquito está presente desde 2001 e casos autóctones dessa doença (quando o doente foi contaminado pelo vírus em Porto Alegre e não em viagem) ocorrem desde 2010. 
* A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem, ou seja, a fêmea do mosquito pica a pessoa infectada. Em poucos dias, o vírus se multiplica no inseto (período de incubação) e vai para a sua saliva. Após esse período, o mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar durante sua vida. 
* Para se considerar um caso suspeito de dengue, a pessoa deve ter estado nos últimos 14 dias em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti;
* Os sintomas são febre, usualmente entre dois e sete dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: dor de cabeça, manchas vermelhas, dores musculares, dores nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômitos.
* A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Só é transmitida pela picada da fêmea de mosquitos do gênero Aedes, infectada pelo vírus da dengue.
Fonte: Secretaria de Saúde de Porto Alegre


Faça o check list uma vez por semana
No seu pátio ou área externa:
* Retire os pratinhos dos vasos de plantas e passe esponja para limpar os ovos;
* Remova semanalmente a água de bromélias e outras plantas. Nas plantas no solo, dê um jato de água nas folhas para remover larvas que tenham se desenvolvido no encaixe das folhas;
* Tampe baldes, potes e garrafas;
* Mantenha tampados sem frestas ou colocar tela milimétrica para cobrir caixas d'água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva;
* Recolha latas, embalagens plásticas, vidros e garrafas PET e coloque em saco plástico para a coleta seletiva de lixo do DMLU;
* Mantenha pneus em local aberto ou faça furos grandes para escoamento da água;


Na sua casa:
* Remova da calha folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento adequado da água;
* Verifique se os ralos estão com água em período seco; nesse caso, coloque tela milimétrica ou adicione, semanalmente água sanitária no ralo;
* Piscinas plásticas devem ser periodicamente esvaziadas ou serem tratadas com cloro;
* Piscinas fixas: devem ser limpas uma vez por semana e tratadas com cloro sempre.

 
Para matar as larvas:
* Basta derramar a água na terra ou na grama e elas morrerão. Como os peixes, elas não sobrevivem fora d'água. Caso não seja fácil retirar a água, use água sanitária ou um desinfetante doméstico para eliminá-las.
Fonte: Secretaria de Saúde de Porto Alegre


Confira todas as notícias do Diário Gaúcho

Visite a página do Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias