Notícias



Perigo iminente

Caixa d'água em sanatório pode cair a qualquer momento e assusta moradores

Reservatório condenado há mais de três anos dá sinais de vazamento na Vila São Judas

09/03/2015 - 07h02min

Atualizada em: 09/03/2015 - 07h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A promessa de demolição da estrutura de 40 toneladas existe há mais de 70 anos

Moradores da Vila São Judas, no Bairro Partenon em Porto Alegre, vivem há mais de três anos sob o risco iminente do desabamento da caixa d'água do Hospital Sanatório Partenon.

O assunto começou a ser noticiado pelo Diário Gaúcho em fevereiro do ano passado quando um laudo da Secretaria Estadual de Obras previa um "colapso estrutural" a qualquer momento, ameaçando a segurança dos funcionários do hospital.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

Mesmo com a estrutura com capacidade para 45 mil litros esvaziada, a promessa de demolição da estrutura de 40 toneladas que existe há mais de 70 anos segue no papel.

Quem mora praticamente em frente a caixa d'água - separada por apenas um muro - consegue até prever o tamanho do estrago em caso de tragédia.

- Se tombasse, cairia sobre a casa da minha filha (ao lado da caixa) e sobre a minha, faria um estrago muito grande. Tenho medo só de pensar - teme a aposentada Maria Elisa Matos, 68 anos.

Embora esteja vazia, o genro de dona Maria, o motorista Rogério Gularte, 54 anos, já flagrou vazamento ao menos três vezes, sempre aos finais de semana. Foi ele quem alertou o DG, pelo WhatsApp, do perigo que continua.

- Moro ali desde que nasci e nunca foi feita uma manutenção. Vasa água por cima, dá impressão que continuam usando nos finais de semana.


Demolição depende de liberação de recurso

De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, o projeto e o orçamento de demolição foi concluído e enviado para a Secretaria Estadual da Saúde em 19 de janeiro. O orçamento de destruição do reservatório é de R$ 144 mil. De acordo com a Secretaria da Saúde, o processo aguarda liberação de recursos da Secretaria Estadual da Fazenda.

Os primeiros laudos da caixa d'água foram feitos em 2011 e, desde fevereiro do ano passado, quando o DG fez as primeiras matérias sobre o assunto, a obra já estava pronta para ser contratada. Até o momento, a única medida tomada foi o esvaziamento do reservatório.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias