Notícias



Seu problema é nosso!

Esgoto perturba moradores da Rua 29 de Julho, em Viamão

Falta de pavimentação também dificulta a vida de quem mora na via

31/03/2015 - 07h03min

Atualizada em: 31/03/2015 - 07h03min


Leitor DG / Arquivo Pessoal

Há cerca de dez anos, os moradores da Rua 29 de Julho, no Bairro Centro, Parada 57, em Viamão, gastaram dinheiro do próprio bolso para fazer a canalização de esgoto da via. De lá para cá, a rua recebeu pavimentação até a metade, mas quem mora na parte não asfaltada sofre com o mau cheiro dos esgotos que escorrem a céu aberto.

- Quando parte da rua recebeu asfalto, nos disseram que era para a rua toda, mas isso não aconteceu - conta a costureira Valéria Beatriz Monteiro dos Santos, 56 anos.

Ela relata que apesar de a rua receber saibro com certa frequência, a patrola da prefeitura quebra os canos colocados pelos moradores.

- Quem tem dinheiro, recoloca. Quem não tem precisa conviver com o esgoto. Mas a canalização não é uma obrigação minha. Afinal, pago impostos - argumenta.

Cansada de esperar uma providência, a moradora já procurou a secretaria de Obras e até um vereador para que o problema fosse resolvido.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

- Em época de eleição, eles prometeram resolver, mas depois nada foi feito. Além disso, não tenho nenhum protocolo porque não me dão nenhum número.

Para amenizar a situação, Valéria tapa os buracos abertos pelo esgoto com pedaços de plásticos.

- O cheiro é horrível e a culpa não é minha, o que podia fazer, já fiz - diz.

Sem projeto para canalização

Na tarde de ontem, funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) foram até o local para realizar uma vistoria. No trecho sem asfalto não existe rede coletora pluvial. O que existe é uma valeta, por onde deveria escorrer a água da chuva. Porém, alguns moradores largam o esgoto de suas casas de forma irregular.

Leia mais notícias do dia

É importante ressaltar que todo imóvel deve ter em sua residência fossa, filtro e sumidouro, previsto pelo Código de Obras do município. Durante a vistoria foi verificado também que, para acessibilidade, muitos moradores colocam tubulação em suas residências, porém, muitas vezes, esses canos são colocados em locais inadequados.

A tubulação deve ficar no espaço de passeio. Porém, muitas vezes, se encontram na própria via, o que favorece serem quebradas com a passagem de máquina pesada, no trabalho de manutenção da via. Não há projeto para canalização nesta região, mas o Plano Municipal de Saneamento Básico está na Câmara de Vereadores e, após aprovado, indicará os investimentos para esta localidade.

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias