Notícias



Seu Problema é Nosso!

Falta de leite especial fornecido pelo Estado prejudica saúde de criança

Secretaria Estadual da Saúde não fornece lata de leite PKUMed desde janeiro em Gravataí

27/03/2015 - 07h03min

Atualizada em: 27/03/2015 - 07h03min


arquivo pessoal / leitor
Guilherme Leon Carmo, de seis anos, precisa do leite que está em falta

O filho único da dona de casa Vanessa Faleiro Leon, 33 anos, pode sofrer sequelas neurológicas irreversíveis caso não tome um leite especial fornecido pela Secretaria Estadual da Saúde. O alimento, no entanto, está em falta na Farmácia Básica de Gravataí desde janeiro, deixando a família de Guilherme Leon Carmo, de seis anos, desesperada.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

O menino tem fenilcetonúria, uma doença genética rara caracterizada pela diminuição da atividade de uma enzima do fígado. O diagnóstico ocorreu durante o teste do pezinho, logo após o nascimento.

O menino precisa consumir nutrientes disponíveis no leite PKUMed, que custa R$ 372 a lata em uma rede especializada de suplementos alimentares. Segundo Vanessa, os resultados dos exames mais recentes pioraram devido à queda da dosagem do leite especial prescrito pelo médico.

Leia mais notícias do dia

- Desde janeiro o Guilherme não recebe o leite e estou muito preocupada. Ele vem tomando metade da dosagem desde então e, por conta disso, os exames pioraram. Ainda tenho leite para mais uma semana. Porém, quando acabar, terei de desembolsar o dinheiro para comprar o leite - desabafa a mãe do menino.

Vanessa diz que a falta do PKUMed não é um problema isolado porque sabe de outras crianças que também necessitam deste complemento e passam pela mesma dificuldade. 

Curta a nossa página no Facebook

Produto deve chegar na próxima semana

A Secretaria Estadual da Saúde informa que o leite deverá chegar no início da próxima semana. Quando estiver disponível, a SES entrará em contato com a Prefeitura de Gravataí, que deverá providenciar o transporte do lote do alimento até a Farmácia Básica do município.

Conforme a coordenadora da Farmácia, Patrícia Matos, a coleta do leite depende da disponibilidade de carro. A intenção é buscar o produto um dia depois do aviso de liberação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias