Notícias



É da Sua Conta

INFOGRÁFICO: você sabe do que é composta a tarifa do transporte coletivo?

Seis itens compõem o valor da passagem: despesas com o pessoal, frota, lucro, tributos, custos administrativos e variáveis

18/03/2015 - 21h12min

Atualizada em: 18/03/2015 - 21h12min


Fernando Gomes / Agencia RBS

O custo da tarifa do transporte coletivo de Porto Alegre é dividido em seis componentes: despesas com o pessoal, frota, lucro, tributos, custos administrativos e variáveis, do qual apenas o combustível corresponde a 20% do preço da passagem.

Composição do Custo Tarifa 2015 | Create infographics

A metodologia do cálculo está prevista em um decreto municipal que reflete os custos de operação do sistema, além da recuperação e remuneração do dinheiro investido. A frota de ônibus da Capital é de 1.684 veículos, sendo que aproximadamente 30% possuem ar-condicionado e 75% têm acessibilidade.

Saiba o que um transporte escolar precisa ter e quais os requisitos para ser condutor

Historicamente, o reajuste da tarifa em Porto Alegre é realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de cada ano, tendo em vista os acordos coletivos que reajustam os salários dos profissionais que operam o sistema. Em 2013, uma inspeção especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) na composição da tarifa resultou na redução do valor da passagem em R$ 0,25 em função da mudança na metodologia de cálculo.

Leia mais notícias da seção "É da Sua Conta"

O TCE-RS também deve lançar uma radiografia do transporte coletivo em todo o Rio Grande do Sul. Entre os dados trazidos pelo estudo, estão desde a existência de regramentos sobre a composição das tarifas, os valores praticados e a qualidade do serviço oferecido, até a situação da instalação e manutenção das paradas de ônibus.

Leia outras notícias do dia

* A seção "É da sua conta" reúne dicas de interesse público, fornecidas por técnicos do Tribunal de Contas do Estado e informações que facilitam o dia a dia do leitor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias