Notícias



Seu problema é nosso!

Luta contra o tempo! Pablo precisa de ajuda financeira para consulta em SP

Adolescente sofre de uma doença degenerativa, sem cura

03/03/2015 - 07h01min

Atualizada em: 03/03/2015 - 07h01min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Uma luta contra o relógio foi travada pela família do estudante Pablo Vinícius Antunes Genro, 14 anos, do Loteamento Wenceslau Fontoura, no Bairro Rubem Berta, Zona Norte da Capital. Até o início do mês de maio, os familiares precisam garantir o recurso para a viagem e a hospedagem do garoto, que tem um exame importante marcado em São Paulo.

De acordo com a auxiliar de serviços gerais Sandra Regina da Silva Matos, 51 anos, tia de Pablo, os primeiros sintomas da distrofia muscular de Duchenne, uma doença degenerativa que causa a perda das funções motoras, começaram a aparecer quando o garoto tinha nove anos. De lá para cá, ele deixou de caminhar, vem perdendo a força para realizar os movimentos e está com mãos e pés atrofiados.

- Ele já não consegue segurar o copo e a colher segura muito pouco, com dificuldade, temos que ajudar. Essa doença é degenerativa, não tem cura - explica a tia.

Pablo é tratado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Há seis meses, a família soube que uma consulta com a equipe do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, na USP, poderia significar uma nova perspectiva para o caso.

- Com este exame, querem ver o que fazer com ele, saber se ele tem a chance de fazer uma cirurgia - explica Sandra.

A ida a São Paulo (passagens e hospedagem para Pablo e o pai, o autônomo Mauro César Genro, 36 anos) custará R$ 5 mil. Em novembro, a família fez um galeto beneficente para juntar recursos, mas garantiu apenas R$ 760. A falta do restante do valor preocupa Sandra e a avó de Pablo, Maria Angelina dos Santos, 73 anos.

- Agora, estamos tentando fazer a rifa de um bolo e mais uma janta para arrecadar mais uns trocados - conta Sandra.

Segundo a tia, a consulta deveria ter sido realizada em fevereiro mas, pela falta de recursos da família para a viagem, foi reagendada para 13 de maio. O embarque terá de ser no dia anterior.

Para ajudar

* Interessados em ajudar podem entrar em contato com a família pelos telefones 9695-2031 (Sandra), 9350-1181 (Mauro).
* Doações também podem ser feitas na conta 01300014614-0, agência 0911, Caixa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias