Notícias



Data especial

Meninas das Ilhas de Porto Alegre vão realizar sonho de 15 anos

As 11 meninas das ilhas ganharão um baile de debutantes comunitário no próximo domingo

06/03/2015 - 09h30min

Atualizada em: 06/03/2015 - 09h30min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Segurando com cuidado o vestido nas cores branco e rosa, a estudante Samantha da Silva Guedes, 15 anos, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre, trocou a expressão sisuda por um sorriso largo ao posicionar-se em frente ao espelho, na tarde de quarta-feira. Foi a primeira prova da roupa especial a ser usada no próximo domingo, no baile de debutantes comunitário oferecido a ela e a outras dez estudantes das ilhas da Capital.

A possibilidade de Samantha realizar um sonho acalentado desde os dez anos de idade surgiu a partir de uma proposta da socióloga e moradora da Ilha da Pintada Rose Ávila, 44 anos, e do profissional de relações internacionais Adson Machado, 24 anos, amigos que costumam realizar trabalhos sociais na região. 

- Em agosto do ano passado, firmamos uma parceria com três escolas das ilhas para selecionarmos as 15 estudantes. Infelizmente, quatro meninas desistiram no meio do processo. Nossa ideia é resgatar valores quase esquecidos e tornar esta data inesquecível para elas - afirma Rose.

Não importou o tamanho

Ao todo, 20 quesitos foram usados para chegar à lista final de participantes. Entre eles, ter boas notas e ser participativa na escola, não estar casada ou morando com alguém, não ter filhos e participar ativamente das aulas de preparação. Uma vez por mês, as debutantes participaram de palestras que envolveram temas como postura, maquiagem, educação sexual, entre outros.

Confira mais imagens no blog Diário da Foto

Na quarta-feira, oito meninas escolheram os vestidos que usarão na festa. Eles foram doados por Rosangela Fernandes, proprietária de uma loja em Alvorada. Samantha, estudante do nono ano, foi a primeira a escolher um dos que estavam expostos sobre as cadeiras. Foi direto no rosa e branco, mesmo sendo dois números acima do manequim dela. 

- Todas as minhas primas tiveram festa, mas eu não tive por falta de condições financeiras. Vou, finalmente, realizar o meu sonho - comemorou Samantha, que completou 15 anos em 17 de janeiro, enquanto segurava o tomara-que-caia para não cair de vez.



"Vai acontecer mesmo!"

Enquanto a proprietária da loja tirava as medidas de cada uma das debutantes, Jéssica Duarte, da Ilha da Pintada, e Luana Nascimento, da Ilha Grande dos Marinheiros, ambas de 15 anos, aproveitavam para tirar selfies com os novos modelitos. Luana era a mais entusiasmada, já que teve apenas uma comemoração em casa na passagem da idade, em novembro do ano passado.

- Meus tios do Ceará se uniram e fizeram uma festa para mim. Mas sempre quis entrar no salão com um vestido. Estou muito feliz pela oportunidade - contou.

Única a escolher um vestido branco, Paola Maciel, com 15 completos em 2 de janeiro, cuidava para não roer as unhas que serão pintadas no sábado. Estudante da sétima série, Paola confessou que não pensava em festa. Mas abastou colocar o vestido para mudar de ideia. 

- Bateu o nervoso agora. Vai acontecer mesmo! - comentou à reportar, baixinho.

Faltam saias de armação

Segundo Rose, apesar da doação dos vestidos, ainda faltam saias de armação para todas as meninas. São pelo menos três para cada uma delas. Os organizadores também estão atrás de um padrinho para anunciar a entrada das garotas e dançar com cada uma delas. Porém, nenhum dos convidados _ jornalistas e comunicadores _ até agora deu retorno. Contatos pelo telefone 9877-5901.



Como será a festa

* O baile será realizado na quadra esportiva da Escola Estadual Ensino Médio Almirante Barroso, na Ilha da Pintada.
* O cerimonial está marcado para 19h.
* Será sorteada uma bolsa de curso técnico do Universitário entre as 11 debutantes.
* As meninas ainda ganharão um presente-surpresa de uma academia da Ilha da Pintada.
* Cada menina tem direito a dez convidados para o cerimonial e outros cinco para a festa com DJ.
* Haverá apresentações de duas cantoras, uma dupla de bailarinos e uma banda. 
* A balada começará por volta das 21h.

Leia todas as notícias do dia

 
Samantha abriu um largo sorriso ao receber o vestido
Foto: Mateus Bruxel

 
Meninas não pararam de registrar o momento
Foto: Mateus Bruxel


MAIS SOBRE

Últimas Notícias