Notícias



Bicharada

Pitbull: vítima ou vilão?

Nos últimos meses, muitas pessoas foram atacadas por cães pitbull. Conheça mais sobre a raça e veja como lidar com esses animais

26/03/2015 - 10h34min

Atualizada em: 26/03/2015 - 10h34min




Leia outras notícias do dia

Curta a página do Bicharada no Facebook

Genaro Joner / Agencia RBS
Eles precisam de amor, dedicação e donos responsáveis

Poucos cães conseguem despertar reações tão distintas nos humanos como os pitbulls. No fim de semana passado, uma mulher de 65 anos morreu depois de ser atacada por um cachorro desta raça no Bairro Mathias Velho, em Canoas. Em função de fatos assim, há pessoas que odeiam ou têm receio desses cachorros. De outro lado, existem os apaixonados.
Mas, naturalmente, os pitbulls não são agressivos com as pessoas ou com outros animais. No entanto, possuem um potencial grande de machucar, devido à sua força física e ao seu tamanho. Por isso, é importante que sejam bem controlados e educados, especialmente, se começarem a demonstrar algum tipo de agressividade.

Idosa é morta pelo próprio cachorro, no Bairro Mathias Velho, em Canoas

A maioria deles é dócil

O american pit bull terrier, popularmente conhecido como pitbull, é uma raça criada para produzir cães mais ágeis e resistentes. É fruto do cruzamento das raças bulldog e terrier. A maioria é dócil.
Segundo o médico veterinário Luiz Antônio Scotti, especialista em comportamento animal, membro da comissão de ética e bem-estar do Conselho Regional de Medicina Veterinária e diretor genealógico do Kennel Clube do Rio Grande do Sul, qualquer cachorro pode virar uma arma, se estiver nas mãos de pessoas erradas. E não precisa ser só o pitbull.

- Dependendo do treinamento a que o cão for submetido, ele pode se tornar extremamente agressivo. O pitbull não tem como característica a violência - destaca.

Projeto quer acabar com uso de animais em ritos religiosos

Ele foi criado para auxiliar na caça, trabalhar com animais no campo e, até mesmo, ser cão de companhia. A raça não é a melhor opção para quem procura cães de guarda, por exemplo. Ele deve ser socializado ou treinado de maneira correta.
De acordo com o veterinário, muitos donos gostam de valorizar a hostilidade ou fama de mau do pitbull. Mas nem sempre são responsabilizados pelo mau comportamento do cachorro.

- Incentivar o animal à agressividade excessiva, deixá-lo sem comida ou água, dar choques e pauladas ou fazer treinamentos no estilo militar, sem estar apto para isso, pode gerar consequências graves para o cão e para a sua família - adverte.

Cãozinho deficiente encontrado no lixo recebe ajuda veterinária vitalícia

Socializar o cão é fundamental

Luiz Antônio salienta a necessidade da socialização e do cuidado na hora de passear com o bicho. Cães brabos não devem ser levados à rua ou parques, antes de serem socializados ou treinados por profissional.

- Em qualquer caso, é indispensável o uso de coleira na rua. Mesmo sendo dócil e tranquilo, a segurança e o respeito das pessoas devem ser garantidos. No caso do pitbull, o uso de focinheira também é essencial - afirma o especialista.

* Contatos com o Kennel Clube pelo telefone (51) 3233-6035 ou pelo site

cuidados | Create infographics

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias