Notícias



Notícia

Prefeitura de Porto Alegre confirma nova licitação dos ônibus para 6 de maio

03/03/2015 - 15h30min

Atualizada em: 03/03/2015 - 15h30min


Fernando Gomes / Agencia RBS


O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, confirmou a data de 6 de maio para a publicação dos editais da nova licitação do transporte coletivo de Porto Alegre. Os técnicos da empresa já trabalham na reelaboração do projeto básico, contemplando todos os avanços já incorporados ao edital anterior, como o ar-condicionado na frota e o conselho de usuários. A ideia é que esta tarefa seja concluída até o final deste mês.

Nas duas primeiras semanas de abril, serão realizadas as discussões com a comunidade, via Orçamento Participativo. Na terceira semana, entre os dias 13 e 15, a prefeitura promoverá uma audiência pública em local ainda a ser definido. As contribuições aceitas serão incorporadas ao edital pelos técnicos na última semana de abril. Conforme Capellari, a previsão é de que sejam de oito a dez editais, abrangendo todas as bacias.

- A intenção é estabelecer uma compatibilidade operacional que permita a participação de empresas menores e a democratização do pleito, através da ampliação da concorrência. Com isso, se garantiria, também, uma pressão menor sobre a tarifa - explica o prefeito José Fortunati.

Já houve a publicação de dois outros editais para o transporte público de Porto Alegre. O primeiro, em 31 de março de 2014, não teve interessados, e a licitação foi considerada deserta. Após o resultado, o prefeito José Fortunati estabeleceu um prazo de seis meses para a realização de um novo edital, com a possibilidade de inclusão de empresas internacionais. O novo chamado foi publicado em 19 de setembro de 2014, e, mais uma vez, não houve propostas de empresas interessadas.

De acordo com informações da Rádio Gaúcha, Capellari assegura que as linhas que não tiverem empresas interessadas serão assumidas pela Carris, que já opera mais de 23% do sistema de transporte público.

- O objetivo é que tenha grupos de linhas com afinidades operacionais e possibilitando um baixo custo - assegura.

Leia também:

Em dez anos, tarifa de ônibus de Porto Alegre subiu 20 pontos percentuais acima da inflação

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias